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dc.contributor.advisorAzevedo, José Franco de.-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-22T16:26:24Z-
dc.date.available2024-04-22T16:26:24Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuelle Moreira Santos. Assistência estudantil no Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão: da Política à sua implementação na percepção dos estudantes. 2021. 152 f. Orientador: José Franco de Azevedo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1922-
dc.description.abstractA Assistência Estudantil representa um mecanismo de inclusão social que contribui para a permanência e o êxito dos estudantes nas instituições de ensino por meio de ações, serviços, projetos e programas que propiciem a superação dos obstáculos na vida acadêmica dos seus usuários, favorecendo, assim, a efetivação da educação enquanto direito social. O Instituto Federal de Sergipe (IFS), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DIAE), é responsável por planejar, executar e avaliar a Política de Assistência Estudantil (PAE) do IFS. Com isso, este estudo tem como finalidade realizar uma avaliação da referida política por meio dos usuários, como também promover uma reflexão, em uma perspectiva ampliada, sobre o conceito da Assistência Estudantil. Sendo assim, propõe-se analisar a percepção dos estudantes sobre o papel da PAE no tocante à permanência e ao êxito do Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão. Para tal, utilizou-se como abordagem metodológica a pesquisa quali-quantitativa, sendo realizada nas fases descritiva e exploratória. A tipologia utilizada foi a do estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do terceiro ano dos cursos técnicos integrados de Agropecuária, Agroindústria e Manutenção e Suporte em Informática. Como técnica de coleta de dados, utilizaram-se questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados qualitativos foram analisados segundo a perspectiva de Bardin (2016), e os quantitativos passaram por processo de análise estatística quando da geração de gráficos e tabelas. O produto educacional construído foi um guia contendo o roteiro proposto para o desenvolvimento das oficinas temáticas sobre Assistência Estudantil, estruturadas e mediadas com a participação de profissionais executores da PAE do IFS. As oficinas trabalharam o conceito de Assistência Estudantil e promoveram reflexões em relação à vivência dos estudantes no tocante à sua permanência e ao seu êxito nas instituições de ensino. A PAE/IFS foi discutida por meio do Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando (PRAAE). Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes enriqueceram os seus conhecimentos sobre a PAE, ampliando a visão que possuíam anteriormente à participação das oficinas, contribuindo, dessa forma, para a sua permanência e êxito na Instituição. A realização das oficinas foi avaliada como algo positivo pelos estudantes, reforçando assim a necessidade da promoção e fortalecimento de instrumentos de divulgação e orientação sobre a PAE para a comunidade acadêmica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectPolítica de Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPermanência e êxitopt_BR
dc.subjectOficinas sobre Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectGuia metodológico para oficinas sobre Assistência Estudantilpt_BR
dc.subjectProfessional and Technological Educationpt_BR
dc.subjectStudent Assistance Policyen
dc.subjectPermanence and successen
dc.subjectWorkshops on Student Assistanceen
dc.subjectMethodological guide for structuring workshopsen
dc.titleAssistência estudantil no Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão: da Política à sua implementação na percepção dos estudantes.pt_BR
dc.typeDissertationen
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Emmanuelle Moreira Santos-
dc.description.abstract2Student Assistance is a social inclusion tool that enables students to attend and succeed in educational institutions by means of actions, services, projects, and programs that help overcome obstacles in the academic life of its users, thus promoting the implementation of education as a social right. The Federal Institute of Sergipe (IFS, abbreviation in Portuguese), via the Student Assistance Board (DIAE, abbreviation in Portuguese), is responsible for planning, executing, and evaluating the Student Assistance Policy (PAE, abbreviation in Portuguese) of the IFS. With this in mind, this study evaluates this policy from the user viewpoint and promotes an analysis, from a broader perspective, of the concept of Student Assistance. As such, it is proposed to examine the students' perception of the role of the PAE concerning their permanence and success at the Federal Institute of Sergipe, Campus São Cristovao. To do so, qualitative and quantitative research was used as a methodological approach, being conducted in descriptive and exploratory phases. The typology chosen was based on a case study. The subjects of the research were third-year students of the integrated technical courses in Agribusiness, Agroindustry, and Computer Maintenance and Support. Questionnaires and semi-structured interviews were used for data collection. The qualitative data was analyzed following Bardin's perspective (2016), and the quantitative one was statistically analyzed according to the graphs and tables. The educational product was a guide containing the script suggested for developing thematic workshops on Student Assistance, structured and mediated with the help of professionals from the PAE of the IFS. The workshops worked on the concept of Student Assistance and stimulated discussions about the students' experience in terms of their permanence and success in the educational institutions. The PAE/IFS was discussed by means of the Student Assistance and Monitoring Program (PRAAE, abbreviation in Portuguese). The survey results showed that the students enriched their knowledge about the EAP, expanding the vision they had prior to participating in the workshops, thus contributing to their permanence and success in the institution. The realization of the workshops was evaluated as something positive by the students, thus reinforcing the need to promote and strengthen instruments for dissemination and guidance on the EAP for the academic community.en
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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