Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1925
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Azevedo, José Franco de | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T16:51:04Z | - |
dc.date.available | 2024-04-22T16:51:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Cassiana Nascimento. Roteiro para atividade de orientação acerca do Conselho de Classe. 2021. 26 f. Orientador: José Franco de Azevedo. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1925 | - |
dc.description.abstract | Caro(a) leitor(a), Este roteiro é um Produto Educacional elaborado a partir da pesquisa de Mestrado “Além do ver e escutar: vozes estudantis nos Conselhos de Classe do IFS - Campus Lagarto”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Seu conteúdo foi pensado visando subsidiar o trabalho da equipe escolar na orientação aos estudantes sobre o Conselho de Classe, apresentando e discutindo informações que julgamos importantes para o fortalecimento da participação estudantil nesse espaço. Como parte integrante da comunidade escolar, os estudantes têm nos mecanismos de participação, como o Conselho de Classe, a oportunidade de se colocarem como sujeitos do processo educativo, que constroem conjuntamente com os demais atores seu percurso formativo. Considerando esse aspecto, o presente material objetiva contribuir para a formação dos estudantes de modo a potencializar a participação deles no Conselho de Classe. Parte-se do pressuposto que é necessário instrumentalizar os estudantes para atuarem nos mecanismos da gestão, pela via do conhecimento e desenvolvimento da autonomia. Todavia, além do trabalho de orientação, para uma participação mais efetiva na gestão democrática, faz-se necessário construir e fortalecer na escola mecanismos para que os estudantes e toda comunidade escolar possam participar ativamente da tomada de decisão. Carregamos na sociedade brasileira uma história de autoritarismo e centralização de poder cujas fragilidades de um passado de pouca participação ainda podem ser observadas nos diversos organismos, tornando necessário o fomento de vivências que levem a instituição a uma cultura de participação ativa e consciente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Participação estudantil | pt_BR |
dc.subject | Conselho de Classe | pt_BR |
dc.subject | Formação dos estudantes | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
dc.title | Roteiro para atividade de orientação aos estudantes acerca do Conselho de Classe. | pt_BR |
dc.type | Dissertation | en |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Matos, Cassiana Nascimento | - |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Roteiro para atividade de orientação sobre Conselho de classe..pdf | Produto Educacional | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação Cassiana Nascimento Matos.pdf | Dissertação | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.