Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1930
Título: investigação sobre o uso de podcast e mídias digitais como ferramentas de ensino.
Autor(es): Conceição, Katila Carolline Silva
Orientador: Lima, Ronaldo da Macena
Argôlo, Cintia Teles de
Palavras-chave: TICs; Leis de Kepler; Ferramentas de Ensino; ICTs; Kepler's laws; Teaching Tools
Data do documento: 18-Jan-2024
Editor: Instituto Federal de Sergipe - IFS
Citação: CONCEIÇÃO, Katila Carolline Silva. Investigação sobre o uso de podcast e mídias digitais como ferramentas de ensino. 2024. 50 f. Orientador: Ronaldo da Macena Lima. Co-orientadora: Cintia Teles de Argôlo. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura em Física) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2024.
Resumo: A educação brasileira tem diversas dificuldades, e no ensino de física não é diferente, tendo em vista que os professores utilizam quase sempre o livro didático. O educador pode utilizar recursos que auxilie na aprendizagem, para uma melhor compreensão dos alunos, essa utilização vem aumentando durante os últimos anos, os professores estão aplicando alguns recursos em suas aulas, sendo que algumas dessas ferramentas os alunos já possuem costume em manusear, os recursos são diversos, gamificação, experimentos de baixo custo, simulações, podcast, vídeo aula e etc. As ferramentas digitais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), de modo geral, podem promover uma educação mais diversificada, tendo em vista que pode potencializar a aprendizagem. Este estudo tem como objetivo principal uma sequência didática, para investigar a eficiência no uso de podcast e vídeo aula como ferramenta didática alternativa, para o ensino das Leis de Kepler. A sequência didática foi realizada na turma do 1° ano Integrado Edificação (IEDF) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe- Campus Lagarto, ocorreram em quatro encontros, dentre esses a aplicação do questionário 01 e do questionário 02. Os resultados obtidos por esta pesquisa indicaram que o podcast tem uma certa popularidade entre os alunos, porém não tem costume em utilizar essa ferramenta para fins de obter aprendizagem, já outras ferramentas como é o caso das vídeo aulas e da utilização de slides os alunos tem o costume de utilizar
Resumo (segunda língua): Brazilian education has several difficulties, and physics teaching is no different, considering that teachers almost always use textbooks. The educator can use resources that assist in learning, for a better understanding of students, this use has been increasing in recent years, teachers are applying some resources in their classes, and some of these tools students are already used to handling, the resources are diverse, gamification, low-cost experiments, simulations, podcast, video classes, etc. Digital tools and Information and Communication Technologies (ICTs), in general, can promote a more diverse education, considering that they can enhance learning. This study's main objective is a didactic sequence, to investigate the efficiency of using podcasts and video classes as an alternative teaching tool for teaching Kepler's Laws. The didactic sequence was carried out in the 1st year Integrated Building (IEDF) class at the Federal Institute of Education, Sciences and Technology of Sergipe Campus Lagarto, taking place in four meetings, including the application of questionnaire 01 and questionnaire 02. The results obtained by this research indicated that the podcast has a certain popularity among students, however, they are not used to using this tool for learning purposes, whereas other tools, such as video classes and the use of slides, are used to by students of use
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1930
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Versão Final TCC Katila.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.