Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1937
Título: | As oficinas pedagógicas como instrumento de aprendizagem na promoção da saúde no ensino médio integrado. |
Autor(es): | Oliveira, Luciana Rolemberg Farias de |
Orientador: | Reis, Igor Adriano de Oliveira |
Palavras-chave: | Educação; Saúde; Ensino Médio Integrado; Saúde Escolar; Educação Profissional; Oficinas pedagógicas; Education; Health; Integrated High School; School Health; Professional education; Pedagogical workshops |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | OLIVEIRA, Luciana Rolemberg Farias de. As oficinas pedagógicas como instrumento de aprendizagem na promoção da saúde no ensino médio integrado. 2022. 97 f. gor Adriano Oliveira Reis. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2022. |
Resumo: | Educação e saúde estão intrinsicamente relacionadas às condições de vida do indivíduo e a interação entre elas é indispensável para a conquista da qualidade de vida. O vínculo entre a saúde e a educação possui expressiva relevância na permanência e êxito dos discentes no ambiente escolar bem como na formação humana integral do indivíduo. A educação em saúde é uma área de conhecimento e prática que reúne conceitos da educação e da saúde e é capaz de produzir vínculos entre o contexto de saúde e as atitudes dos indivíduos, considerando suas percepções dentro do processo de transformação. Isso demonstra a importância e necessidade de se trabalhar a temática da saúde no ambiente escolar, principalmente, na Educação Profissional e Tecnológica que busca formar cidadãos através de uma educação unitária, integral, omnilateral, politécnica, científica e tecnológica, possibilitando a integração de diversos saberes. O estudo, de natureza descritivo-exploratória e de abordagem qualiquantitativa, foi desenvolvido por meio do procedimento pesquisa-ação e teve como objetivo geral a elaboração de estratégias de ações educativas em saúde articuladas ao conteúdo programático dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju, através da implementação de um “Guia de práticas integradoras em saúde no ensino médio integrado”, como proposta de produto educacional. O produto contém como proposta um roteiro de oficinas pedagógicas para o desenvolvimento de práticas educativas em saúde baseadas em metodologias ativas de ensino como roda de conversa, tempestade de ideias, construção de mapas mentais e portfólio associado ao uso de rede social- Instagram, buscando fornecer apoio metodológico aos profissionais da educação. O levantamento de dados foi realizado através de questionários semiestruturados elaborados através da ferramenta Formulários no site Google e observação participante. Por meio da análise dos resultados conclui-se que foi possível estabelecer uma articulação entre o tema da saúde e a disciplina curricular através das práticas integradoras em saúde, valorizando a realidade em que o aluno está inserido, as subjetividades dos discentes, a construção coletiva do conhecimento, o protagonismo do aluno, a relação entre o setor de saúde e o de ensino e a interdisciplinaridade, contribuindo para uma aprendizagem colaborativa e significativa. |
Resumo (segunda língua): | Education and health are intrinsically related to the individual's living conditions and the interaction between them is indispensable for achieving quality of life. The link between health and education has significant relevance in the permanence and success of students in the school environment, as well as in the integral human formation of the individual. Health education is an area of knowledge and practice that brings together concepts of education and health and is capable of producing links between the health context and the attitudes of individuals, considering their perceptions within the transformation process. This demonstrates the importance and need to work on the issue of health in the school environment, especially in Professional and Technological Education, which seeks to form citizens through a unitary, integral, omnilateral, polytechnic, scientific and technological education, enabling the integration of different types of knowledge. . The study, of a descriptive-exploratory nature and with a quali-quantitative approach, was developed through the action-research procedure and had as its general objective the elaboration of strategies for educational actions in health articulated with the syllabus of the integrated technical courses of the Federal Institute of Sergipe – Campus Aracaju, through the implementation of a “Guide to integrated practices in health in integrated secondary education”, as a proposal for an educational product. The product contains as a proposal a script of pedagogical workshops for the development of educational practices in health based on active teaching methodologies such as conversation wheel, brainstorming, construction of mental maps and portfolio associated with the use of the social network - Instagram, seeking to provide methodological support to education professionals. Data collection was carried out through semi-structured questionnaires prepared using the Google Forms tool and participant observation. Through the analysis of the results, it was concluded that it was possible to establish an articulation between the theme of health and the curricular subject through integrative practices in health, valuing the reality in which the student is inserted, the subjectivities of the students, the collective construction of knowledge, the student's protagonism, the relationship between the health sector and the teaching sector and interdisciplinarity, contributing to a collaborative and meaningful learning. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1937 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Luciana Rolemberg.pdf | 2,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Luciana Rolemberg - Produto_Educacional.pdf | 790,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.