Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, José Osman dos | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T18:29:37Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05T18:29:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
dc.identifier.citation | CRISTOVAM, Clayton Rosa. Práticas extensionistas como elemento para formação integral: tecnologia da soldagem para egressos do curso de eletromecânica no IFS Campus Lagarto. 2024. 136 f. Orientador: José Osman Santos. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1940 | - |
dc.description.abstract | A suspensão das atividades presenciais nos laboratórios durante a crise sanitária da Covid-19, sem dúvida, teve impacto significativo na qualidade da formação profissional e tecnológica dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa apresenta as práticas extensionistas em Tecnologia da Soldagem como proposta para mitigar os efeitos do período pandêmico sobre a formação dos estudantes. Nesse sentido, oferece aos egressos do curso de eletromecânica a oportunidade de praticar habilidades específicas em Tecnologia da Soldagem, ajudando-os a preencher algumas lacunas deixadas pela interrupção dessas atividades na modalidade presencial. Esta pesquisa visa colaborar com a missão institucional para a formação integral dos egressos de eletromecânica, cuja culminância prevê a elaboração de um produto educacional para o curso de Extensão Práticas Educativas em Tecnologia da Soldagem, além de apresentar a percepção dos egressos de eletromecânica a respeito da extensão de práticas extensionistas. Assim, construiu-se um Guia Didático em Tecnologias da Soldagem, que apresenta um conteúdo teórico simplificado relativo aos processos de soldagem eletrodo revestido, mig/mag, tig e corte a gás, bem como descreve uma sequência de atividades práticas a ser realizado neste curso extensionista, proporcionando aos alunos egressos contemporâneos dos tempos pandêmicos uma oportunidade de minimizar os efeitos de sua aprendizagem fragmentada. O material didático desenvolvido também pode servir como modelo para aplicação em futuras propostas de cursos extensionistas em educação profissional. Por fim, o estudo busca aperfeiçoamentos técnicos a partir de uma observação mais especializada dos Servidores lotados no Campus. Para isso, a pesquisa está alicerçada em autores com arcabouços teóricos nas bases conceituais da Rede Federal, a educação profissional e tecnológica, a formação integral, a indissociabilidade do ensino, pesquisa, e extensão, a formação docente, plano de desenvolvimento institucional e a questão dos egressos do curso de eletromecânica, a exemplo de Ciavatta (2012), Freire (1999), Frigotto (2009), Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Ramos (2018), Saviani (1987), Silva (2016), entre outros. A abordagem metodológica é a pesquisa exploratória e descritiva, numa perspectiva predominantemente qualitativa e dialética, acompanhada por um tratamento qualiquantitativo, seguindo os movimentos e contradições próprios dos espaços educativos. Diante dos resultados coletados no desenvolvimento da pesquisa, foi possível observar o engajamento dos participantes que, por unanimidade, aprovaram o material didático-pedagógico, considerando-o eficaz para a aprendizagem. Como possível aprimoramento neste trabalho colocado pelos servidores fica a sugestão sobre o uso de QR Code na disponibilidade do material didático. Consideramos que a pesquisa alcançou êxito, como demostrado nos resultados expressos nos gráficos e quadros por parte dos alunos e servidores. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Extensão | pt_BR |
dc.subject | Soldagem | pt_BR |
dc.subject | Guia Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional Tecnológica (EPT) | pt_BR |
dc.subject | Extension | pt_BR |
dc.subject | Welding | pt_BR |
dc.subject | Didactic Guide | pt_BR |
dc.subject | Technological Professional Education (EPT) | pt_BR |
dc.title | Práticas extensionistas como elemento para formação integral: tecnologia da soldagem para egressos do curso de eletromecânica no IFS Campus Lagarto | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Cristovam, Clayton Rosa | - |
dc.description.abstract2 | The suspension of face-to-face activities in laboratories during the Covid-19 health crisis undoubtedly had a significant impact on the quality of students' professional and technological training. In this context, this research presents extension practices in Welding Technology as a proposal to mitigate the effects of the pandemic period on student training. In this sense, it offers graduates of the electromechanical course the opportunity to practice specific skills in Welding Technology, helping them to fill some gaps left by the interruption of these activities in the face-to-face modality. This research aims to collaborate with the institutional mission for the comprehensive training of electromechanical graduates, the culmination of which foresees the development of an educational product for the Extension Educational Practices in Welding Technology course, in addition to presenting the perception of electromechanical graduates regarding the extension of extension practices. Thus, a Teaching Guide on Welding Technologies was created, which presents simplified theoretical content relating to the welding processes covered electrode, mig/mag, tig and gas cutting, as well as describing a sequence of practical activities to be carried out in this course extensionist, providing contemporary graduate students from pandemic times with an opportunity to minimize the effects of their fragmented learning. The teaching material developed can also serve as a model for application in future proposals for extension courses in professional education. Finally, the study seeks technical improvements based on a more specialized observation of the Servers working on the Campus. For this, the research is based on authors with theoretical frameworks on the conceptual bases of the Federal Network, professional and technological education, comprehensive training, the inseparability of teaching, research, and extension, teacher training, institutional development plan and the issue of graduates of the electromechanical course, such as Ciavatta (2012), Freire (1999), Frigotto (2009), Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Ramos (2018), Saviani (1987), Silva (2016), between others. The methodological approach is exploratory and descriptive research, from a predominantly qualitative and dialectical perspective, accompanied by a qualitative and quantitative treatment, following the movements and contradictions typical of educational spaces. Given the results collected during the development of the research, it was possible to observe the engagement of the participants who, unanimously, approved the teaching-pedagogical material, considering it effective for learning. As a possible improvement in this work put forward by the servers is the suggestion about the use of QR Code in the availability of teaching material. We consider that the research was successful, as demonstrated by the results expressed in the graphs and tables by students and staff. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Versão Final Clayton Rosa Cristovam.pdf | Dissertação | 3,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto Educacional Clayton Rosa Cristovam.pdf | Produto Educacional | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.