Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, José Osman dos-
dc.contributor.otherInsituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-06-12T18:39:43Z-
dc.date.available2024-06-12T18:39:43Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Anselmo Vital de. Caderno pedagógico: possibilidades dialógicas entre o letramento literário, a formação omnilateral e uma leitura emancipadora no EMI. 2024. 27 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1943-
dc.description.abstractCaro educador, Veja só: depois de tantos anos atuando como professor de Língua Portuguesa e Literatura brasileira, com uma aposentadoria concretizada e na iminência de enveredar pela segunda, eis-me aqui com as mesmas inquietações dos mais jovens. Por vezes, como você, já declarei que os estudantes não se interessam por leitura. Que não manifestam afeição por livros. Que assistem às aulas, como quem cumpre um ritual. E quantas vezes declinei dessas quase convicções, ao constatar que eles se entregavam às leituras rápidas e ofuscantes dos vários gêneros midiáticos, o que me levava a advertir-me precipitado e alheio. Afinal, por quantas vezes, olhos marejaram quando lhes recitei um poema? Quem não ouviu, uma vez sequer, “a aula já acabou professor(a)?”, “professor(a) que texto lindo!”, “professor(a), eu li o texto para a minha mãe; ela amou!” Pois bem, se não estamos numa terra arrasada, por que me dirijo a você? Sem o temor de me corrigir depois, eu gostaria de dividir contigo um descontentamento que me assalta desde o primeiro dia em que escolhi dar aula: o que explica a distância dos nossos estudantes dos seus escritores conterrâneos e, portanto, regionais? Por que é manifesta nos jovens o valor daquele nome que identifica um espaço próximo de si, como um monumento, uma rua, aquela avenida, uma praça, o seu bairro, um povoado, a sua cidade e, no entanto, jamais leu uma dúzia de palavras do seu ilustre conterrâneo? Finalmente, por que a gente não conhece a gente? Por isso, eu lhe peço licença para apresentar este Produto Educacional que reflete o desenvolvimento da pesquisa “Possibilidades dialógicas entre o letramento literário, a formação omnilateral e uma leitura emancipadora no Ensino Médio Integrado no IFS, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, orientada pelo Prof. Dr. José Osman dos Santos. Seu propósito é trazer uma sequência didática com a intenção de legar a discentes e educadores uma proposta de letramento literário a partir da orientação de Rildo Cosson (2020), pretendendo contribuir para o campo da educação e, mais especificamente, motivar o hábito da leitura literária com ênfase nas autorias regionais. Por isso, a concepção deste material, abordagens e atividades tentam aproximar o aluno/leitor da obra “Navios Iluminados”, do lagartense e sergipano Ranulfo Prata. Naturalmente, não se espera que essa colaboração se encerre em si mesmo, como se se constituísse numa bolha, exata dentro de si mesma. Espera-se que a concepção dela seja replicada na pretensão e diferente na sua essência. Estamos tratando da formação de leitores, não é mesmo? Confiamos que a prática social da leitura, bem orientada e dialógica, compensarão os nossos esforços no sentido de nos lançarmos a novas e suficientes práticas para formarmos omnilateralmente. Torço para que este Caderno Pedagógico seja tão útil para você quanto o foi para mim. Bom trabalho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInsituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectOrganização didáticapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.titleCaderno pedagógico: possibilidades dialógicas entre o letramento literário, a formação omnilateral e uma leitura emancipadora no EMIpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Anselmo Vital de-
Aparece nas coleções:Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICaderno pedagógico - possibilidades dialógicas.pdfProduto Educacional1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Anselmo_Dissertação.pdfDissertação3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.