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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1944
Título: | Afinal o que é PRAAE no IFS? Estudo de Caso no Campus Propriá sobre a percepção estudantil a respeito do programa de assistência e acompanhamento ao educando do IFS. |
Autor(es): | Barros, Aline Conceição Santos |
Orientador: | Azevedo, José Franco de |
Palavras-chave: | PRAAE; Política de assistência estudantil; IFS; Percepção estudantil; Cartilha Digital; Student Assistance Policy; Propriá Campus; Student perception; Digital Booklet |
Data do documento: | 29-Abr-2024 |
Editor: | Instituto Federal de Sergipe - IFS |
Citação: | BARROS, Aline Conceição Santos. Afinal o que é PRAAE no IFS? Estudo de Caso no Campus Propriá sobre a percepção estudantil a respeito do programa de assistência e acompanhamento ao educando do IFS. 2021. 100 f. Orientador: José Franco de Azevedo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024. |
Resumo: | O Programa de Assistência e Acompanhamento ao Educando do Instituto Federal de Sergipe (PRAAE), é a base do presente estudo, intitulado: Afinal, o que é o PRAAE no IFS? Tem como objetivo, apresentar a amplitude da concepção do PRAAE numa perspectiva de direitos garantidos aos estudante, visando contribuir com sua visibilidade e alcance.O PRAAE é um programa que faz parte da Política de Assistência do IFS, executado mediante ações universais, voltadas a todo o estudante regularmente matriculado no IFS independente de encontrar-se ou não em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e ações específicas, voltadas aos estudantes regularmente matriculados, que estejam vivenciando alguma(s) situação(ões) de vulnerabilidade socioeconômica. O percurso metodológico deste estudo possui abordagem qualitativa e quantitativa de natureza aplicada, com objetivos submetidos a pesquisas exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos, utilizou-se das pesquisas bibliográfica e documental, além do estudo de caso. A aplicação de questionários fez parte da técnica de coleta de dados. A análise de conteúdo dos dados qualitativos obtidos, teve como referência as orientações de Bardin (2011) e quanto aos dados quantitativos houve o tratamento estatístico expresso em gráficos e tabelas. Os sujeitos desta pesquisa são os discentes da turma 2022.1 do curso de nível superior em Gestão da Tecnologia da Informação (GTI). Como produto educacional resultante deste percurso,teve-se a elaboração de uma Cartilha Digital que foi avaliada de forma positiva pelos discentes participantes da pesquisa, o que pode ser compreendido como um instrumento válido na divulgação das ações da Política de assistência estudantil do IFS. |
Resumo (segunda língua): | The Federal Institute of Sergipe's Student Assistance and Monitoring Program (PRAAE) is the basis of this study, entitled: After all, what is PRAAE at the IFS? Its aim is to present the broad concept of PRAAE from the perspective of the rights guaranteed to students, with a view to contributing to its visibility and scope. PRAAE is a program that is part of the IFS Assistance Policy, implemented through universal actions, aimed at all students regularly enrolled at the IFS, regardless of whether or not they are in a situation of socioeconomic vulnerability, and specific actions, aimed at regularly enrolled students who are experiencing some situation(s) of socioeconomic vulnerability. The methodological approach of this study is qualitative and quantitative of an applied nature, with objectives submitted to exploratory and descriptive research. In terms of procedures, bibliographical and documentary research was used, as well as a case study. Questionnaires were used as part of the data collection technique. The content analysis of the qualitative data obtained was based on the guidelines of Bardin (2011) and the quantitative data was treated statistically using graphs and tables. The subjects of this research are the students of class 2022.1 of the higher education course in Information Technology Management (ITM). As an educational product resulting from this journey, a Digital Booklet was produced which was positively evaluated by the students taking part in the research, which can be understood as a valid tool for disseminating the actions of the IFS Student Assistance Policy. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1944 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO COMPLETA.pdf | Dissertação | 5,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Cartilha PRAAE - Aline Conceição.pdf | Produto Educacional | 3,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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