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dc.contributor.advisorAlmeida, Ronise Nascimento de-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2024-07-25T13:07:41Z-
dc.date.available2024-07-25T13:07:41Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationBATISTA, Priscilla Matos Farias. Sistema de avaliação para programas de jovem aprendiz: Uma proposta para a Sociedade Ecoar. 2024. 101 f. Orientadora: Ronise Nascimento de Almeida. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1953-
dc.description.abstractObjetivando oportunizar a população jovem e as dificuldades para a sua inserção no mercado de trabalho, vem surgindo políticas públicas, como o Programa Jovem Aprendiz com a oferta de Programas de Aprendizagem Profissional que procuram unir educação e trabalho. É nesse contexto em que aparece o curso em Agente da Saúde e do Meio Ambiente (ASMA), ofertada pela Sociedade Ecoar. No entanto, apesar de ofertar cursos de aprendizagem profissional, nota-se que a instituição qualificadora não possui um sistema interno de avaliação institucional, desse modo a presente pesquisa pretende desenvolver um sistema interno de avaliação para o curso de aprendizagem profissional desenvolvidos pela Sociedade Ecoar no âmbito do Programa Jovem Aprendiz nas turmas de agente de saúde e do meio ambiente, gerando, como produto educacional, um Guia prático de avaliação de programas de aprendizagem profissional para Entidades do Terceiro Setor que se consolidará como uma ferramenta analítica de diagnóstico e acompanhamento dos programas de aprendizagem profissional. Para tal se desenvolverá uma pesquisa de uma pesquisa de cunho qualitativo com aplicação de questionários, tendo como participantes os egressos do curso de ASMA, na modalidade estudo de caso e de natureza aplicada. O presente estudo avaliou os impactos do programa jovem aprendiz desenvolvido pela Sociedade Ecoar quanto à inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho por meio da aplicação de um sistema de avaliação interna que permita não só verificar percepções dos estudantes e a empregabilidade pós-curso, mas também a qualidade da educação profissional e tecnológica ofertada à comunidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectAprendizagem profissionalpt_BR
dc.subjectIndicadores Educacionaispt_BR
dc.subjectInstitutional assessmentpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.subjectProfessional learningpt_BR
dc.subjectEducational Indicatorspt_BR
dc.titleSistema de avaliação para programas de jovem aprendiz: Uma proposta para a Sociedade Ecoar.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorBatista, Priscilla Matos Farias.-
dc.description.abstract2Aiming to provide opportunities for the young population and the difficulties in their insertion into the job market, public policies have been emerging, such as the Young Apprentice Program with the offer of Professional Learning Programs that seek to combine education and work. It is in this context that the course in Health and Environment Agent (ASMA), offered by Sociedade Ecoar, appears. However, despite offering professional learning courses, it is noted that the qualifying institution does not have an internal institutional evaluation system, so this research aims to develop an internal evaluation system for the professional learning course developed by Sociedade Ecoar in within the scope of the Young Apprentice Program in health and environmental agent classes, generating, as an educational product, a practical Guide for evaluating professional learning programs for Third Sector Entities that will consolidate itself as an analytical tool for diagnosing and monitoring programs of professional learning. To this end, a qualitative research study will be developed using questionnaires, with participants from the ASMA course as participants, in the case study modality and of an applied nature. The present study evaluated the impacts of the young apprentice program developed by Sociedade Ecoar regarding the insertion of young people in situations of social vulnerability into the world of work through the application of an internal evaluation system that allows not only to verify students' perceptions and post-employment -course, but also the quality of professional and technological education offered to the community.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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