Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1964
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Flávia Dantas | - |
dc.contributor.advisor | Silva, Florilda Vieira da | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T14:40:11Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T14:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-16 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, Gleicy Pereira do. Jogos educativos na bacia hidrográfica do rio Sergipe. 2024. 34 f. Orientador: Profa. Ma. Flávia Dantas Moreira. Co-orientadora: Profa. Ma. Florilda Vieira da Silva. (Tecnologia em Saneamento Ambiental) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1964 | - |
dc.description.abstract | Os jogos pedagógicos podem transformar o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando uma prática de conhecimento de maneira lúdica ao quebrar a rotina das aulas metodicamente trabalhadas com livros acadêmicos. A elaboração desses recursos preenche essa lacuna e aprimora o aprendizado dos alunos nas áreas onde há escassez de material disponível, a exemplo de conteúdo ambiental local. Portanto, o objetivo deste trabalho é criar jogos educativos que fomentem o aprendizado crítico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, e estimular o saber da comunidade sergipana sobre a importância dessa região do Estado de Sergipe. Para este trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica, que abrangia a definição do tema central; a seleção das fontes de pesquisa; e estratégias metodológicas de Educação Ambiental, definida como a primeira fase da produção dos jogos. A segunda fase engloba o desenvolvimento completo dos jogos para um público a partir de sete anos de idade. Para abordar o ensino sobre a Bacia do Rio Sergipe, criam-se três jogos: Dominó Fauna e Flora, Palavra Cruzada da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe e Caminho da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe. Esses recursos educativos são projetados para estimular uma série de habilidades cognitivas, incluindo coordenação motora, atenção, concentração, memória e raciocínio lógico. Portanto, a utilização de jogos no ensino possibilita a implementação de forma interdisciplinar da Educação Ambiental, valorizando o processo educativo, na formação da identidade do povo sergipano, possibilitando aos estudantes enfrentar desafios reais de maneira mais eficaz e colaborativa, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos lúdicos | pt_BR |
dc.subject | educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject | fauna | pt_BR |
dc.subject | flora | pt_BR |
dc.subject | Fun games | pt_BR |
dc.subject | environmental education | pt_BR |
dc.subject | water resources | pt_BR |
dc.title | Jogos Educativos na bacia hidrográfica do rio Sergipe | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational games in the Sergipe river water basin. | pt_BR |
dc.type | Final Paper | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | graduacao | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Gleicy Pereira do | - |
dc.description.abstract2 | : Pedagogical games can transform the teaching-learning process, providing knowledge practice in a playful way by breaking the routine of classes methodically worked on with academic books.The development of these resources fills this gap and improves student learning in areas where there is a shortage of available material, such as local environmental content. Therefore, the objective of this work is to create educational games that encourage critical learning about the Sergipe River Basin, stimulating the knowledge of the Sergipe community about the importance of this region in the State of Sergipe. For this work, a bibliographical review was carried out, covering the definition of the central theme; the selection of research sources; and methodological strategies for Environmental Education, defined as the first phase of game production. The second phase encompasses the complete development of games for an audience aged seven and over. To approach teaching about the Sergipe River Basin, three games were created: Dominó Fauna and Flora, Sergipe River Basin Crossword and Sergipe River Basin Path. These educational resources are designed to stimulate a range of cognitive skills, including motor coordination, attention, concentration, memory and logical reasoning. herefore, the use of games in teaching enables the implementation of Environmental Education in an interdisciplinary way, valuing the educational process, in the formation of the identity of the people of Sergipe, enabling students to face real challenges in a more effective and collaborative way, especially with regard to the environment. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Saneamento Ambiental |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOGOS EDUCATIVOS NA BACIA HIDROGRÁFICA - Gleicy.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.