Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1973
Título: | Aplicativo para personalização de atividades de alfabetização de discentes do ensino fundamental: um estudo de caso na rede pública estadual de Sergipe |
Autor(es): | Zacarias, Ramon Santana |
Orientador: | Matos Junior, Rubens de Souza |
Palavras-chave: | Alfabetização; Ensino Fundamental; Personalização de Atividades; Aplicativo Educacional |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Citação: | ZACARIAS, Ramon Santana. Aplicativo para personalização de atividades de alfabetização de discentes do ensino fundamental: um estudo de caso na rede pública estadual de Sergipe. 2024. 62 f. Orientador: Prof. Dr. Rubens de Souza Matos Junior. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2024. |
Resumo: | O processo de alfabetização é algo de extrema importância nos primeiros anos do ensino fundamental. Ele servirá de base para todo o processo acadêmico e social do discente. Realizar essa tarefa não é algo fácil, pois também se faz necessário que o aluno aprenda a ler e escrever na idade correta. Este trabalho fez parte do projeto em parceria realizada entre o Instituto Federal de Sergipe (IFS), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEDUC), em que foi proposto o desenvolvimento de um aplicativo educacional para auxiliar no processo de aprendizagem para alfabetização de alunos que apresentam defasagem idade-série na faixa etária de 7 a 12 anos, chegando ao sexto e sétimo ano sem saber ler e escrever. O foco deste estudo foi o desenvolvimento do módulo para personalização de atividades de alfabetização para os discentes. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre o tema da alfabetização no ensino fundamental para compor o estudo. Durante o desenvolvimento do projeto, foram utilizados os princípios da metodologia ágil com uma adaptação do Scrum e a ferramenta Trello. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o framework React Native, utilizando o Cloud Firestore, um banco de dados de nuvem NoSQL que faz parte da plataforma Firebase. Através do desenvolvimento desse aplicativo para personalização de atividades, o professor será capaz de criar e ajustar as atividades pedagógicas de acordo com o processo de aprendizagem da turma. Dessa forma, contribuirá para um ensino eficiente, promovendo recursos para superar os desafios encontrados na alfabetização na sala de aula. |
Resumo (segunda língua): | The literacy process is of extreme importance in the early years of elementary education. It will serve as the foundation for the student’s entire academic and social journey. Carrying out this task is not easy, as it is also necessary for the student to learn to read and write at the right age. This work was part of a project in partnership between the Federal Institute of Sergipe (IFS), the Federal University of Sergipe (UFS), and the State Secretariat of Education and Culture (SEDUC), where the development of an educational application was proposed to assist in the learning process for the literacy of students who show age-grade discrepancies, ranging from 7 to 12 years old, reaching the sixth and seventh grades without knowing how to read or write. The focus of this study was the development of a module for personalizing literacy activities for the students. To this end, bibliographical research on literacy in elementary education was conducted to compose the study. During the project’s development, the principles of agile methodology with an adaptation of Scrum and the Trello tool were used. The application was developed using the React Native framework, utilizing Cloud Firestore, a NoSQL cloud database that is part of the Firebase platform. Through the development of this application for activity personalization, the teacher will be able to create and adjust pedagogical activities according to the learning process of the class. Thus, it will contribute to efficient teaching, providing resources to overcome the challenges faced in classroom literacy. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1973 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia-Ramon-Santana-2024-1-IFS.pdf | 2,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.