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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFarias, Mário André de Freitas-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-14T17:30:23Z-
dc.date.available2025-01-14T17:30:23Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ana Paula Santos. Metodologias de ensino e o desenvolvimento do pensamento crítico: panorama dos cursos técnicos integrados do Campus Estância-IFS. 2024. 104 f. Orientador: Prof. Dr. Mário André de Freitas Farias. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1979-
dc.description.abstractO pensamento crítico é uma competência fundamental para o indivíduo se posicionar de forma ativa e consciente frente às problemáticas que permeiam sua vida e o mundo do trabalho. Na Educação Profissional e Tecnológica, o pensamento crítico (PC) se mostra como um fator importante para a formação omnilateral do aluno, pois a análise crítica e consciente da realidade torna possível a ação transformadora rumo à justiça social pretendida por este tipo de formação. Por isso, é imprescindível que as metodologias aplicadas pelos docentes no processo de ensino-aprendizagem contribuam para o desenvolvimento do PC dos discentes. Desta informação, surgiu a seguinte pergunta: Quais as metodologias de ensino estão sendo utilizadas pelos professores dos cursos técnicos integrados do Campus Estância para estimular o pensamento crítico dos discentes? Realizada de forma exploratória, a pesquisa de levantamento de cunho qualitativo foi realizada com vistas à identificação, o registro e a descrição das metodologias de ensino-aprendizagem executadas pelos docentes para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, buscando o aprofundamento teórico dos temas aqui abordados, a saber: pensamento crítico; formação omnilateral; Educação Profissional e Tecnológica na forma Integrada e; metodologias de ensino. A coleta de dados se deu mediante uso de questionário misto e entrevista estruturada aplicadas aos docentes dos cursos técnicos integrados do Campus Estância-IFS. Os resultados deste estudo apontam que o pensamento crítico tem significativa importância para a formação omnilateral dos estudantes. Também revelaram que os professores do Campus Estância que participaram da pesquisa desenvolvem metodologias de ensino para promover essa forma de pensamento, dentre elas a pesquisa, o estudo de caso, o jogo, a visita técnica e a encenação. Nesse contexto, também foram apontados os fatores que podem atrapalhar o desenvolvimento dessas estratégias e que, por isso, exigem atenção dos docentes durante a aula. O mapeamento dessas metodologias forneceu subsídios para elaboração de um produto educacional objetivando auxiliar os docentes no desenvolvimento de metodologias de ensino que favoreçam a promoção do PC dos alunos. Denominado de “Catálogo de Metodologias de Ensino para o Desenvolvimento do Pensamento Crítico”, o material foi avaliado por docentes e os resultados obtidos foram satisfatório. Finalizando essa análise, julgamos que no geral, esta pesquisa alcançou o objetivo a qual se propôs, pois permitiu a identificação e a catalogação das metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos professores dos cursos técnicos integrados do Campus Estância - IFS para o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.subjectEducação omnilateralpt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica na forma Integradapt_BR
dc.subjectOmnilateral trainingpt_BR
dc.subjectTeaching methodologiespt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.subjectIntegrated Professional and Technological Educationpt_BR
dc.titleMetodologias de ensino e o desenvolvimento do pensamento crítico: panorama dos cursos técnicos integrados do Campus Estância-IFS.pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
dc.audience.educationLevelmestradopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Ana Paula-
dc.description.abstract2Critical thinking is a fundamental skill for individuals to actively and consciously position themselves in response to the challenges that permeate their lives and the world of work. Critical Thinking (CT) emerges as an essential factor at Professional and Technological Education, for the omnilateral training of students. In addition the critical and conscious analysis of reality enables transformative action toward the social justice intended by this type of education. Therefore, it is crucial that the methodologies applied by teachers in the teaching-learning process contribute to the development of students' CT. From this perspective, the following question arose: What are teaching methodologies being used by teachers from integrated technical courses at Campus Estância to stimulate students' critical thinking? This research was performed as exploratory qualitative and way aimed to identify, record, and describe the teaching-learning methodologies employed by teachers to develop students' critical thinking. To this end, we carried out a literature review for deepening the theoretical understanding of the topics addressed herein, namely: critical thinking, omnilateral training, integrated professional and technological education, and teaching methodologies. We performed a data collection using a mixed questionnaire and structured interview applied to the teachers of the integrated technical courses at Campus Estância - IFS. The results of this study indicate that critical thinking plays a significant role in the holistic education of students. They also revealed that the teachers at Campus Estância who participated in the research implement teaching methodologies to promote this type of thinking, including research, case studies, games, technical visits, and role-playing. In this context, the study also highlighted factors that may hinder the development of these strategies and thus require teachers' attention during lessons. The mapping of these methodologies provided input for the creation of an educational product aimed at assisting teachers in developing teaching methodologies that foster students' CT. It was named “Teaching Methodologies Catalog for the Development of Critical Thinking”. The material was evaluated by teachers, and the results obtained were satisfactory. Thus, we consider that, overall, this research achieved its proposed objective, as it enabled the identification and cataloging of the teaching-learning methodologies used by teachers of the integrated technical courses at the Campus Estância - IFS to develop students' critical thinking.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional

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