Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1980
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Farias, Mário André de Freitas | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-14T17:33:44Z | - |
dc.date.available | 2025-01-14T17:33:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ana Paula Santos. Metodologias de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico. 2024. 82 f. Orientador: Prof. Dr. Mário André de Freitas Farias. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 978-85-9591-208-3 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/1980 | - |
dc.description.abstract | Esse produto educacional é parte integrante da Dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica-PROFEPT, do Instituto Federal de Sergipe, sob orientação do Prof. Dr. Mário André de Freitas Farias, intitulada “Metodologias de ensino e o desenvolvimento do pensamento crítico: o panorama dos cursos técnicos integrados do Campus Estância-IFS” Considerando a importância do desenvolvimento do Pensamento Crítico para a formação integral dos discentes e a necessidade de estratégias adequadas para alcançar esse objetivo, neste Catálogo serão apresentadas algumas metodologias de ensino que podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente. Esse material está dividido em duas partes. A primeira, onde são apresentadas as estratégias de ensino desenvolvidas pelos professores do IFS/Campus Estância, bem como a forma como eles trabalham com essas estratégias em suas aulas. Já na segunda parte, serão abordadas outras metodologias de ensino que não foram citadas ou que não tiveram suas etapas de desenvolvimento descritas pelos professores, mas que também foram identificadas como estratégias potenciais para o fomento do pensamento crítico. Por isso, este catálogo apresenta uma definição para cada metodologia de ensino apresentada, os seus fundamentos e uma proposta de etapas para o seu desenvolvimento. Enquanto proposta de desenvolvimento, os docentes terão a autonomia para fazer as adequações que julgarem necessárias para que essas estratégias se adequem à realidade de cada turma. A partir dos links disponibilizados nas seções “Saiba mais”, os professores também poderão aprofundar-se nas metodologias escolhidas, através de conteúdos de sites, plataformas educacionais, artigos, livros, vídeos ou outras ferramentas. Por meio deste Catálogo, espera-se apresentar aos docentes algumas propostas de metodologias de ensino, bem como indicar uma sequência de etapas que poderão ser seguidas, com vistas à promoção do pensamento crítico dos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.title | Metodologias de ensino para o desenvolvimento do pensamento crítico. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Paula | - |
Aparece nas coleções: | Produtos educacionais - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CATÁLOGO_METODOLOGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO.pdf | Produto Educacional | 10,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
DISSERTAÇÃO_METODOLOGIAS DE ENSINO E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO.pdf | Dissertação | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.