Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2001
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, José Espínola da | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T19:11:00Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T19:11:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-14 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Gismaria Santos Leite. O estágio curricular na educação profissional e tecnológica: uma proposta de orientação para estudantes do curso técnico integrado em eletrônica do IFS -Campus Aracaju. Orientador: Prof. Dr. José Espínola da Silva Júnior. 2025. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Sergipe, Aracaju, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2001 | - |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta como temática principal a relevância do Estágio Supervisionado, como importante ferramenta de integração com o mundo do trabalho, na Educação Profissional Técnica, ofertada na forma integrada ao Ensino Médio, por parte do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFS, no campus Aracaju, no curso Técnico Integrado em Eletrônica. Tendo como premissa inicial, o conceito de que o estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, e que proporciona uma experiência enriquecedora, tendo como base os fundamentos teóricos proferidos em sala de aula, permitindo assim que os estudantes desenvolvam habilidades práticas, adquirindo conhecimentos embasados na dinâmica profissional. Para atingir os objetivos propostos, a metodologia utilizada neste estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada de caráter exploratório, com abordagem mista, baseado em um estudo de caso, devido a sua natureza detalhada, com foco em um contexto específico e ênfase na compreensão de um fenômeno. A interpretação dos dados foi feita com base em escala likert e na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin. A pesquisa seguiu um processo estruturado e sequencial desde a escolha do tema ao desenvolvimento do Produto Educacional. Como resultado dessa pesquisa foi desenvolvido o jogo de tabuleiro “Jornada Formativa: Integrando Saber e Fazer”, que tem o objetivo de proporcionar uma abordagem lúdica e interativa para apresentar e reforçar os conhecimentos sobre o estágio, direitos e deveres, além de proporcionar alguns desafios para os estudantes no ambiente de trabalho. A validação do jogo demonstrou que ele foi bem recebido pelos estudantes, destacando a importância de metodologias dinâmicas no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa, portanto, contribui para a discussão sobre o estágio curricular na EPT, evidenciando sua relevância para a formação integral dos estudantes, não apenas no desenvolvimento técnico, mas também na construção de competências interpessoais e na preparação para o mundo do trabalho. Além disso, sugere que o jogo de tabuleiro pode ser uma ferramenta pedagógica importante, com potencial de ser replicada em outras instituições de ensino técnico e até mesmo adaptado a outras disciplinas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | educação profissional | pt_BR |
dc.subject | estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | integração | pt_BR |
dc.subject | jogo de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | board game | pt_BR |
dc.subject | integration | pt_BR |
dc.subject | professional education | pt_BR |
dc.subject | supervised internship | pt_BR |
dc.title | O estágio curricular na educação profissional e tecnológica: uma proposta de orientação para estudantes do curso técnico integrado em eletrônica do IFS -Campus Aracaju | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Gismaria Santos Leite | - |
dc.description.abstract2 | This study focuses on the relevance of Supervised Internships as a key tool for integrating students into the workforce within Technical Vocational Education offered in an integrated format with High School by the Federal Institute of Education, Science, and Technology (IFS) at the Aracaju campus, specifically in the Integrated Technical Course in Electronics. The study is based on the premise that internships are supervised educational activities developed in the workplace, providing enriching experiences grounded in the theoretical foundations taught in the classroom. This approach enables students to develop practical skills and acquire knowledge aligned with professional dynamics. The study conducted a comparative analysis to identify how first-year and third-year students in the Integrated Technical Course in Electronics perceive critical aspects of internships. To achieve its objectives, the research employed an applied, exploratory methodology with a mixed approach, framed as a case study due to its detailed nature, focus on a specific context, and emphasis on understanding a phenomenon. Data interpretation was based on a Likert scale and Bardin's content analysis perspective. The research followed a structured and sequential process from selecting the topic to developing the Educational Product. As a result, the board game “Jornada Formativa: Integrating Knowledge and Practice” was developed. The game aims to provide a playful and interactive approach to presenting and reinforcing knowledge about internships, rights, and duties while posing challenges that simulate workplace scenarios. The game’s validation showed it was well-received by students, highlighting the importance of dynamic methodologies in the teaching and learning process. This research contributes to the discussion about curricular internships in Technical Vocational Education, underscoring their relevance to the holistic development of students—not only in technical skills but also in building interpersonal competencies and preparing them for the workforce. Furthermore, it suggests that the board game can serve as a valuable pedagogical tool, with potential for replication in other technical education institutions and even adaptation to other subjects. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Gismaria Santos Leite.pdf | Dissertação | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto - Manual - Gismaria Santos Leite.pdf | Produto Educacional | 22,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.