Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2016
Título: | O currículo integrado no ensino das Ciências da Natureza no curso técnico de Química do IFS campus Aracaju: a sequência didática como proposta de integração |
Título(s) alternativo(s): | The integrated curriculum in the teaching of Natural Sciences in the Chemistry technical course at IFS Aracaju campus: the didactic sequence as an integration proposal |
Autor(es): | Sousa, Barbara Tatiana Nunes de |
Orientador: | Reis, Igor Adriano de Oliveira |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade; Educação profissional e tecnológica; Currículo; Meio ambiente; Integração curricular; Aquecimento global |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | ProfEPT |
Resumo: | Este estudo aborda os desafios enfrentados por docentes das disciplinas de Ciências da Natureza na implementação do Currículo Integrado no Ensino Médio Integrado. Tendo como objetivo geral propor a utilização de uma Sequência Didática Interdisciplinar como ferramenta pedagógica para fortalecer a integração curricular no ensino de Ciências da Natureza no curso técnico em Química do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju, o estudo também buscou identificar os desafios enfrentados pelos professores, mapear conteúdos de difícil articulação e elaborar um produto educacional com a finalidade de promover a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento. Adotando uma abordagem qualitativa e exploratória, tendo o estudo de campo como procedimento, o estudo incluiu entrevistas e observação de práticas docentes, revelando entraves como a ausência de planejamento coletivo, a falta de momentos para troca de experiências e a carência de formações pedagógicas voltadas à interdisciplinaridade. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo na perspectiva proposta por Bardin (2016), com apoio do software IRaMuTeq. Com base nesses dados, foi desenvolvida uma Sequência Didática Interdisciplinar que articula conteúdos de Química, Física e Biologia, utilizando o aquecimento global como tema transversal, promovendo a contextualização e interdisciplinaridade. A sequência foi estruturada em encontros que promovem a integração de conceitos como soluções, calorimetria e fisiologia vegetal, destacando a inter-relação entre fenômenos químicos, físicos e biológicos. Sua avaliação foi realizada por painel de especialistas, através do seu compartilhamento com os docentes e preenchimento de questionário online contendo 30 assertivas avaliadas através de escala tipo Likert. Os dados foram analisados através do índice de validade de conteúdo (IVC). A sequência foi considerada representativa, obtendo concordância média de 0,82 no IVC. Os resultados destacam a relevância de práticas pedagógicas integradas para minimizar a fragmentação curricular e proporcionar uma formação técnica alinhada às demandas do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea, reforçando a importância da interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológica como elemento para a formação integral dos alunos. |
Resumo (segunda língua): | This study addresses the challenges faced by teachers of Natural Sciences in implementing the Integrated Curriculum in Integrated High School programs. The main objective was to propose the use of an Interdisciplinary Didactic Sequence as a pedagogical tool to strengthen curricular integration in the teaching of Natural Sciences within the technical chemistry course at the Federal Institute of Sergipe (IFS), Aracaju campus. The study also aimed to identify the challenges faced by teachers, map contents with articulation difficulties, and develop an educational product capable of promoting interdisciplinarity and knowledge contextualization. Adopting a qualitative and exploratory approach and field study procedures, the research included interviews and observation of teaching practices. It revealed obstacles such as the absence of collective planning, lack of opportunities for experience sharing, and insufficient pedagogical training focused on interdisciplinarity. Data were analyzed using content analysis, as proposed by Bardin (2016), supported by the IRaMuTeq software. Based on the collected data, an Interdisciplinary Didactic Sequence was developed, integrating Chemistry, Physics, and Biology content using global warming as a transversal theme to promote contextualization and interdisciplinarity. The sequence was structured into sessions that integrate concepts such as solutions, calorimetry, and plant physiology, emphasizing the interrelationship between chemical, physical, and biological phenomena. Its evaluation was carried out by a panel of experts, through sharing with teachers and filling out an online questionnaire containing 30 statements evaluated using a Likert scale. The data were analyzed using the content validity index (CVI). The sequence was considered representative, obtaining an average agreement of 0.82 in the CVI. The results highlight the relevance of integrated pedagogical practices to minimize curricular fragmentation and provide technical training aligned with the demands of the modern workforce and society, reinforcing the importance of interdisciplinarity in Professional and Technological Education as an element for the integral development of students. |
Descrição: | Dissertação e Produto Educacional desenvolvidos no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFS (ProfEPT). |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2016 |
ISBN: | 978-85-9591-214-4 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Sequência Didática - Aquecimento Global.pdf | 5,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Dissertação_Barbara Sousa_final.pdf | 6,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.