Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2019
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Márcio Santos-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2025-04-23T19:01:34Z-
dc.date.available2025-04-23T19:01:34Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.citationALVES, Makson Silva. Questionando as paredes: uma pesquisa-ação sobre o uso do graffiti na arquitetura escolar. 2025. 107 f. Orientador: Prof. Dr. Márcio Santos Lima. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) – Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2019-
dc.description.abstractTendo em vista as recentes mudanças nos sistemas educacionais da rede pública de ensino onde os alunos permanecem por períodos cada vez mais prolongados nos espaços escolares, pesquisa-se sobre o Graffiti como elemento decorativo desses espaços a fim de responder à pergunta: Qual o impacto dos Graffiti na construção da percepção dos alunos sobre o espaço escolar e como essas mudanças influenciam no bem-estar e cotidiano dos estudantes? Para tanto, o trabalho se divide em 3 pilares principais, sendo eles a arquitetura escolar, a percepção do espaço e da cor, e Graffiti. Tendo como objetivo principal, analisar o impacto do graffiti na percepção de estudantes sobre o espaço escolar do IFS-Campus Lagarto, na perspectiva do pertencimento e bem-estar discente, para isso se fez necessário uma discussão sobre arquitetura escolar em relação ao seu desenvolvimento, funções e influência na vida dos estudantes. Procurando entender como o espaço e a cor afetam o desenvolvimento e a construção da identidade individual da arquitetura escolar. Investigar as contribuições do Graffiti para a construção de espaços coletivos. E propõe a realização de uma intervenção artística no campus por meio de um mural utilizando as técnicas do Graffiti e analisando posteriormente os dados obtidos através da intervenção. Realiza-se então uma metodologia de abordagem qualitativa contando com pesquisa bibliográfica, de levantamento e pesquisa-ação. Logo após o levantamento teórico, a pesquisa se concentra na parte prática dos levantamentos de dados através da realização da oficina para execução do mural e da aplicação de dois questionários posteriormente analisados. Com base nos dados obtidos nas análises, conclui-se que a utilização do Graffiti como elemento de intervenção tem muito a contribuir para a construção de um espaço escolar, mais acolhedor e relevante no cotidiano da comunidade escolar, e que a construção de um ambiente mais confortável vai muito além do aspecto construtivo englobando a percepção do indivíduo sobre a arquitetura que habita. Portanto, conclui-se que o Graffiti é uma ferramenta que pode contribuir tanto com seu aspecto estético como também na percepção e construção do espaço escolar mais agradável e acolhedor, tornando mais humanos e incentivando o desenvolvimento da identidade e cultural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectarquitetura escolarpt_BR
dc.subjectespaçopt_BR
dc.subjectcorpt_BR
dc.subjectarte urbanapt_BR
dc.subjectIFS-Campus Lagartopt_BR
dc.subjectschool architecturept_BR
dc.subjectspacept_BR
dc.subjectcolorpt_BR
dc.subjectstreet artpt_BR
dc.subjectSocial Housingpt_BR
dc.subjectSemi-aridpt_BR
dc.titleQuestionando as paredes: uma pesquisa-ação sobre o uso do graffiti na arquitetura escolarpt_BR
dc.typeFinal Paperpt_BR
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Makson Silva-
dc.description.abstract2In light of recent changes in public school education systems, where students spend increasingly longer periods in school spaces, this study explores Graffiti as a decorative element in these spaces to answer the question: What is the impact of Graffiti on students' perception of school space and how do these changes influence students' well-being and daily lives? To this end, the work is divided into three main pillars: school architecture, perception of space and color, and Graffiti.The main objective is to analyze the impact of graffiti on students' perception of the school space at IFS-Campus Lagarto, from the perspective of belonging and student well-being. This required a discussion about school architecture in relation to its development, functions, and influence on students' lives. We sought to understand how space and color affect the development and construction of individual identity in school architecture, investigate the contributions of Graffiti to the construction of collective spaces, and propose an artistic intervention on campus through a mural using Graffiti techniques, subsequently analyzing the data obtained through the intervention. A qualitative methodology is then employed, combining bibliographic research, data collection, and action research. Following the theoretical survey, the research focuses on the practical part of data collection, through the realization of the workshop for mural execution and the application of two subsequently analyzed questionnaires.Based on the data obtained from the analyses, it is concluded that the use of Graffiti as an intervention element greatly contributes to the construction of a more welcoming and relevant school space in the daily lives of the school community, and that the construction of a comfortable environment goes far beyond the constructive aspect, encompassing the individual's perception of the architecture they inhabit. Therefore, it is concluded that Graffiti is a tool that can contribute both with its aesthetic aspect and in the perception and construction of a more pleasant and welcoming school space, making it more human and encouraging the development of identity and culture.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Final_Makson.pdf10,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.