Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2026
Título: | Interculturalidade, educação e identidade: uma análise acerca da lei 10.639/2023 na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância. |
Autor(es): | Silva, Ingrid Fabiana de Jesus |
Orientador: | Melo, Sônia Pinto de Albuquerque |
Palavras-chave: | Educação Intercultural; Cultura Afro-brasileira; Lei 10.639/03.; Ensino Profissional e Tecnológico (EPT). |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Citação: | SILVA, Ingrid Fabiana de Jesus. Interculturalidade, educação e identidade: uma análise acerca da lei 10.639/2023 na educação profissional e tecnológica do Instituto Federal de Sergipe - Campus Estância. 2023. 127 f. Orientador: Profa. Dra. Sônia Pinto de Albuquerque Melo. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Instituto Federal de Sergipe, 2023. |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a implementação da Lei n.º 10.639/2003 no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, especificamente, no Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância. O estudo tem como objetivo principal analisar como essa lei é aplicada no ensino de História para alunos dos cursos de Eletrotécnica e Edificações, ingressantes em 2021.1, visando desconstruir preconceitos contra a cultura afro-brasileira. Para tanto, busca-se: mapear eventos históricos e atuais relevantes para a criação e aplicação da Lei n.º 10.639/2003; identificar fatores que facilitam ou dificultam a aplicação da lei; realizar pesquisa bibliográfica sobre a aplicação da lei na Instituição, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, o estudo envolve a realização de ações voltadas para os estudantes negros do Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância, incluindo a criação de um podcast informativo chamado Odara, que visa fortalecer a identidade afrodescendente. Para tal, foram adotadas metodologias qualitativas e colaborativas, incluindo pesquisa bibliográfica, análise documental e a aplicação de questionário aos estudantes ingressantes em 2021.1 dos cursos de Eletrotécnica e Edificações. O trabalho baseia-se em teorias de educação, cultura africana e afro-brasileira, questões raciais e identitárias, com referências a pesquisadores como Antônio Flávio Moreira; bell hooks, Paulo Freire; Vera Maria Candau; Fernanda Lícia de Santana Barros e Kabengele Munanga, dentre outros. Nessa perspectiva, esta pesquisa busca contribuir para uma educação mais inclusiva e promover o respeito à diversidade, especificamente à cultura afro-brasileira, na busca por uma sociedade mais equânime. O podcast Odara foi desenvolvido em colaboração dos estudantes da amostragem dos ingressantes em 2021.1 dos cursos supracitados, abordando temas de história e cultura afro-brasileira no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. |
Resumo (segunda língua): | This research addresses the implementation of Law 10,639/2003 in the context of Professional and Technological Education, specifically, at the Federal Institute of Sergipe/Campus Estância. The main objective of the study is to analyze how this law is applied in teaching History to students on Electrical Engineering and Buildings courses, entering in 2021.1, aiming to deconstruct prejudices against Afro-Brazilian culture. To this end, we seek to: map historical and current events relevant to the creation and application of Law 10,639/2003; identify factors that facilitate or hinder the application of the law; carry out bibliographical research on the application of the law in the Institution, especially in Professional and Technological Education. Furthermore, the study involves carrying out actions aimed at black students at the Instituto Federal de Sergipe/Campus Estância, including the creation of a podcast newsletter called Odara, which aims to strengthen Afro-descendant identity. To this end, qualitative and collaborative methodologies were adopted, including bibliographical research, document analysis and the application of a questionnaire to students entering in 2021.1 of the Electrical Engineering and Buildings courses. The work is based on theories of education, African and Afro-Brazilian culture, racial and identity issues, with references to researchers such as Antônio Flávio Moreira; bell hooks, Paulo Freire; Vera Maria Candau; Fernanda Lícia de Santana Barros and Kabengele Munanga, among others. From this perspective, this research seeks to contribute to a more inclusive education and promote respect for diversity, specifically for Afro-Brazilian culture, in the search for a more equitable society. The Odara podcast was developed in collaboration with students from the 2021.1 sample of the aforementioned courses, addressing themes of Afro-Brazilian history and culture in the context of Professional and Technological Education. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2026 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Educação Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_IngridFabiana.pdf | Dissertação | 7,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Roteiro Podcast Odara.pdf | Produto Educacional | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.