Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2025-07-09T16:35:01Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T16:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Karen Gomes; FELDENS, Dinamara Garcia . Educar na pós-modernidade: a produção de valores a partir da escola: um estudo no Instituto Federal de Sergipe. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (167 p.). ISBN: 978-85-9591-241-0. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-9591-241-0 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2047 | - |
dc.description.abstract | Ao buscarem entendimentos sobre a escola diante dos novos contextos; as autoras, que percorrem as linhas desta escrita, o fazem a quatro mãos, e multiplicam-se. Tecem com suas experimentações de educadoras, “tecelando” com autores que colocam à baila a Modernidade e a escola que ela produziu. Neste sentido, buscou-se desconstruir compreensões que estavam comodamente sedentarizadas, convidando o leitor ao movimento de pensar. Afinal, questionar a criação da moral e seus efeitos devastadores na humanidade se faz cada vez mais necessário. Ao longo da obra, vamos percebendo como os valores morais hegemônicos se embrenham de maneira a produzir subjetividades e modos de vida na infância, na família, e na escola. Compreendemos como estes sentidos e seus valores regem pequenas e grandes comunidades, constroem e refletem modos de ser, de pensar e de sentir, produzindo existências. Parte-se da observação dos indivíduos e dos grupos, alcançando uma visão macrossocial e institucional. Através da investigação qualitativa de documentos e entrevistas, busca-se um possível entendimento de como a escola vem se posicionando diante dos novos modos de ser na contemporaneidade. E, para além das perguntas propostas inicialmente, o leitor tem a possibilidade de percorrer novos conceitos que a pesquisa cartográfica desenha. Algo diferente é apresentado pelos jovens estudantes, ao serem entrevistados. Embora o principal tema das entrevistas tenha sido os valores que vêm sendo produzidos na escola, o mais valioso está nos momentos mais livres, quando os entrevistados narram as suas vidas, suas experimentações na escola e na família, e falam sobre eles mesmos. Por fim, este é um livro sobre educação, ética, moral e valores; mas, sobretudo, sobre como a juventude lida com as questões que perpassam esses conceitos, e sobre como nós, educadores, por vezes, colocamo-nos na contramão do presente ao insistirmos em manter a tradição que já ão dialoga com eles. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDIFS | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Estudantes – Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.title | Educar na pós-modernidade: a produção de valores a partir da escola: um estudo no Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.contributor.author | Leite, Karen Gomes | - |
dc.contributor.author | Feldens, Dinamara Garcia | - |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educar na pós-modernidade a produção de valores a partir da escola_Karen Gomes Leite.pdf | 16,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.