Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2025-07-09T16:35:01Z-
dc.date.available2025-07-09T16:35:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLEITE, Karen Gomes; FELDENS, Dinamara Garcia . Educar na pós-modernidade: a produção de valores a partir da escola: um estudo no Instituto Federal de Sergipe. Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (167 p.). ISBN: 978-85-9591-241-0.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-9591-241-0-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2047-
dc.description.abstractAo buscarem entendimentos sobre a escola diante dos novos contextos; as autoras, que percorrem as linhas desta escrita, o fazem a quatro mãos, e multiplicam-se. Tecem com suas experimentações de educadoras, “tecelando” com autores que colocam à baila a Modernidade e a escola que ela produziu. Neste sentido, buscou-se desconstruir compreensões que estavam comodamente sedentarizadas, convidando o leitor ao movimento de pensar. Afinal, questionar a criação da moral e seus efeitos devastadores na humanidade se faz cada vez mais necessário. Ao longo da obra, vamos percebendo como os valores morais hegemônicos se embrenham de maneira a produzir subjetividades e modos de vida na infância, na família, e na escola. Compreendemos como estes sentidos e seus valores regem pequenas e grandes comunidades, constroem e refletem modos de ser, de pensar e de sentir, produzindo existências. Parte-se da observação dos indivíduos e dos grupos, alcançando uma visão macrossocial e institucional. Através da investigação qualitativa de documentos e entrevistas, busca-se um possível entendimento de como a escola vem se posicionando diante dos novos modos de ser na contemporaneidade. E, para além das perguntas propostas inicialmente, o leitor tem a possibilidade de percorrer novos conceitos que a pesquisa cartográfica desenha. Algo diferente é apresentado pelos jovens estudantes, ao serem entrevistados. Embora o principal tema das entrevistas tenha sido os valores que vêm sendo produzidos na escola, o mais valioso está nos momentos mais livres, quando os entrevistados narram as suas vidas, suas experimentações na escola e na família, e falam sobre eles mesmos. Por fim, este é um livro sobre educação, ética, moral e valores; mas, sobretudo, sobre como a juventude lida com as questões que perpassam esses conceitos, e sobre como nós, educadores, por vezes, colocamo-nos na contramão do presente ao insistirmos em manter a tradição que já ão dialoga com eles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEDIFSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPós-modernidadept_BR
dc.subjectEstudantes – Ensino médiopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.titleEducar na pós-modernidade: a produção de valores a partir da escola: um estudo no Instituto Federal de Sergipept_BR
dc.typeBookpt_BR
dc.contributor.authorLeite, Karen Gomes-
dc.contributor.authorFeldens, Dinamara Garcia-
Aparece nas coleções:Livro eletrônico (E-books)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educar na pós-modernidade a produção de valores a partir da escola_Karen Gomes Leite.pdf16,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.