Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2025-07-09T16:38:33Z | - |
dc.date.available | 2025-07-09T16:38:33Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Valéria Melo; ALMEIDA, Bernadeth Moda de ;SOUZA, Erica Moraes Santos de. Fitoterápicos: um laboratório vivo . Aracaju: Editora IFS, 2024. E-book. (144 p.). ISBN: 978-85-9591-227-4. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-9591-227-4 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2054 | - |
dc.description.abstract | Na experiência docente sempre nos deparamos com situações que nos instigam e estimulam a realizar pesquisas científicas, mas ao mesmo tempo nossa carga horária de aula muitas vezes dificulta esta ação, e isso torna mais difícil a missão de ser um professor pesquisador. Na busca constante de integrar as potencialidades de ser professor, pesquisador e empreendedor é que surge o projeto “Fitoterápicos: Um laboratório vivo”, que inicia como uma ideia de apenas ser uma ferramenta interdisciplinar e que evoluiu para uma proposta mais amplificada de um currículo integrador. Esta obra imprimi a vivência de estratégias pedagógicas práticas que possibilitam aos docentes verificarem ações integrativas entre ensino, pesquisa, extensão e inovação dentro de sua carga horária de aula. Além disso, ainda possibilita aos discentes a vivência destas habilidades profissionalizantes, uma vez que o estudo sobre as plantas medicinais e fitoterápicas proporciona caminhar por conhecimentos diversos, podendo partir de um contexto histórico e etnoecológico e transcorrer para técnicas biotecnológicas, genéticas e inovadoras. Quando transformamos um ambiente em sala de aula a partir de construções coletivas trabalhamos além de conteúdos curriculares o pertencimento, pois, agrega-se um valor intangível. O conhecimento compartilhado gera uma ativação cognitiva que se sobrepõe ao conhecimento teórico. Neste livro, os alunos são coautores, porque estes participaram do processo de implantação do laboratório vivo e também da elaboração da escrita, resultado dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos nas disciplinas que foram apresentados como atividade avaliativa e em seguida organizados como coletânea para elaboração deste livro. Estimo que este conhecimento compartilhado possa te estimular a ser também um professor pesquisador. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EDIFS | pt_BR |
dc.subject | Planta medicinal | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Alimentação | pt_BR |
dc.title | Fitoterápicos: um laboratório vivo | pt_BR |
dc.type | Book | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendonça, Valéria Melo | - |
dc.contributor.author | Almeida, Bernadeth Moda de | - |
dc.contributor.author | Souza, Erica Moraes Santos de | - |
Aparece nas coleções: | Livro eletrônico (E-books) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FITOTERÁPICOS UM LABORATÓRIO VIVO_VALÉRIA MELO MENDONÇA..pdf | 23,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.