Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rebouças, Flaygner Matos | - |
dc.contributor.other | Instituto Federal de Sergipe - IFS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-01T13:33:25Z | - |
dc.date.available | 2025-08-01T13:33:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Reinan Santos de. Ensino de lógica matemática a modelos de IA: desenvolvimento de um agente inteligente interativo. 2025. 55 f. Orientador: Prof. MSc. Flaygner Matos Rebouças. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação – Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2084 | - |
dc.description.abstract | A inteligência artificial tem se consolidado como uma ferramenta promissora no apoio à educação, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o ensino de lógica matemática. Este trabalho propõe a criação de um agente inteligente interativo baseado no modelo GPT, capaz de auxiliar estudantes do ensino fundamental na resolução de problemas de raciocínio lógico. A solução foi desenvolvida utilizando uma integração entre a API do GPT e o WhatsApp, permitindo que os alunos enviem questões de lógica matemática e recebam respostas detalhadas e comentadas. O agente foi treinado com um conjunto de questões padronizadas, seguindo diretrizes pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram realizados testes para validar a precisão das respostas do modelo, garantindo que o agente se mantivesse dentro do escopo definido e proporcionasse explicações adequadas ao nível de aprendizado dos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade da abordagem proposta, sugerindo que agentes inteligentes podem ser uma alternativa para reforçar o ensino de lógica matemática de forma interativa e acessível. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Lógica Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | GPT | pt_BR |
dc.subject | Agente Inteligente | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Artificial Intelligence | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Logic | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teaching | pt_BR |
dc.subject | Intelligent Agent | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Ensino de lógica matemática a modelos de IA: desenvolvimento de um agente inteligente interativo | pt_BR |
dc.type | Final Paper | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | graduacao | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Reinan Santos de | - |
dc.description.abstract2 | Artificial intelligence has established itself as a promising tool to support education, enabling the development of innovative solutions for teaching mathematical logic. This work proposes the creation of an interactive intelligent agent based on the GPT model, capable of assisting elementary school students in solving logical reasoning problems. The solution was developed using an integration between the GPT API and WhatsApp, allowing students to send mathematical logic questions and receive detailed and commented answers. The agent was trained with a set of standardized questions, following pedagogical guidelines aligned with the National Common Curricular Base (BNCC). Tests were carried out to validate the accuracy of the model's responses, ensuring that the agent remained within the defined scope and provided explanations appropriate to the students' learning level. The results obtained demonstrated the viability of the proposed approach, suggesting that intelligent agents can be an effective alternative to reinforce the teaching of mathematical logic in an interactive and accessible way. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - Sistemas de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-REINAN.pdf | 714,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.