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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRebouças, Flaygner Matos-
dc.contributor.otherInstituto Federal de Sergipe - IFSpt_BR
dc.date.accessioned2025-08-01T13:33:25Z-
dc.date.available2025-08-01T13:33:25Z-
dc.date.issued2025-03-21-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Reinan Santos de. Ensino de lógica matemática a modelos de IA: desenvolvimento de um agente inteligente interativo. 2025. 55 f. Orientador: Prof. MSc. Flaygner Matos Rebouças. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação – Instituto Federal de Sergipe, Lagarto, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/2084-
dc.description.abstractA inteligência artificial tem se consolidado como uma ferramenta promissora no apoio à educação, possibilitando o desenvolvimento de soluções inovadoras para o ensino de lógica matemática. Este trabalho propõe a criação de um agente inteligente interativo baseado no modelo GPT, capaz de auxiliar estudantes do ensino fundamental na resolução de problemas de raciocínio lógico. A solução foi desenvolvida utilizando uma integração entre a API do GPT e o WhatsApp, permitindo que os alunos enviem questões de lógica matemática e recebam respostas detalhadas e comentadas. O agente foi treinado com um conjunto de questões padronizadas, seguindo diretrizes pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram realizados testes para validar a precisão das respostas do modelo, garantindo que o agente se mantivesse dentro do escopo definido e proporcionasse explicações adequadas ao nível de aprendizado dos estudantes. Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade da abordagem proposta, sugerindo que agentes inteligentes podem ser uma alternativa para reforçar o ensino de lógica matemática de forma interativa e acessível.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectLógica Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectGPTpt_BR
dc.subjectAgente Inteligentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectMathematical Logicpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectIntelligent Agentpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleEnsino de lógica matemática a modelos de IA: desenvolvimento de um agente inteligente interativopt_BR
dc.typeFinal Paperpt_BR
dc.audience.educationLevelgraduacaopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Reinan Santos de-
dc.description.abstract2Artificial intelligence has established itself as a promising tool to support education, enabling the development of innovative solutions for teaching mathematical logic. This work proposes the creation of an interactive intelligent agent based on the GPT model, capable of assisting elementary school students in solving logical reasoning problems. The solution was developed using an integration between the GPT API and WhatsApp, allowing students to send mathematical logic questions and receive detailed and commented answers. The agent was trained with a set of standardized questions, following pedagogical guidelines aligned with the National Common Curricular Base (BNCC). Tests were carried out to validate the accuracy of the model's responses, ensuring that the agent remained within the defined scope and provided explanations appropriate to the students' learning level. The results obtained demonstrated the viability of the proposed approach, suggesting that intelligent agents can be an effective alternative to reinforce the teaching of mathematical logic in an interactive and accessible way.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - Sistemas de Informação

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