Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/240
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2017-04-05T19:36:06Z | - |
dc.date.available | 2017-04-05T19:36:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Andre Luis Canuto Duarte; MELO, Ferdinando Santos de. A inserção do recurso tecnológico da lousa interativa no ensino técnico do IFS: suporte didático para a prática docente. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristóvão, 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-3657 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/240 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo busca analisar as potencialidades e limites de uso das lousas digitais interativas, bem como refletir sobre experiências de inovações tecnológicas em nossa sociedade. Por este prisma, submerge aos registros da Educação Profissional e Tecnológica, remetendo à visualização de novos parâmetros educacionais, como um campo que proporciona (re)descobertas e compreensões. Os resultados obtidos tornaram evidente a necessidade sentida pelos sujeitos escolares, em especial os professores, de uma prática pedagógica transformadora, a partir do uso das tecnologias digitais. A falta de aportes teóricos, técnicos e pedagógicos necessários ao processo de formação docente para o uso das novas tecnologias na escola, foi um dos aspectos que configuraram as dificuldades em perspectivar uma nova práxis educativa no contexto analisado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.publisher | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCON | pt_BR |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Lousa interativa | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Interactive whiteboard | en |
dc.subject | Technical education | en |
dc.subject | Information technology | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | A inserção do recurso tecnológico da lousa interativa no ensino técnico do IFS: suporte didático para a prática docente | pt_BR |
dc.title.alternative | The insertion of the technological resource of the interactive whiteboard in the technical education of the IFS: didactic support for the teaching practice | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, André Luís Canuto Duarte | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Ferdinando Santos de | pt_BR |
dc.description.abstract2 | This article aims to analyze the potentialities and limits of the use of digital interactive whiteboards, as well as to reflect on technological innovation experiences in our society. From this perspective, it submerges the records of Professional and Technological Education, referring to the visualization of new educational parameters, as a field that provides (re) discoveries and understandings. The results obtained made evident the need felt by the school subjects, especially the teachers, of a transforming pedagogical practice, based on the use of digital technologies. The lack of theoretical, technical and pedagogical contributions necessary to the teacher training process for the use of the new technologies in the school was one of the aspects that configured the difficulties in perspective of a new educational praxis in the analyzed context. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Eletrotécnica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A INSERÇÃO DO RECURSO TECNOLÓGICO DA LOUSA.pdf | 288,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.