Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-04-05T19:36:06Z-
dc.date.available2017-04-05T19:36:06Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationMELO, Andre Luis Canuto Duarte; MELO, Ferdinando Santos de. A inserção do recurso tecnológico da lousa interativa no ensino técnico do IFS: suporte didático para a prática docente. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 9, São Cristóvão, 2015. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2015.pt_BR
dc.identifier.issn1982-3657-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/240-
dc.description.abstractO presente artigo busca analisar as potencialidades e limites de uso das lousas digitais interativas, bem como refletir sobre experiências de inovações tecnológicas em nossa sociedade. Por este prisma, submerge aos registros da Educação Profissional e Tecnológica, remetendo à visualização de novos parâmetros educacionais, como um campo que proporciona (re)descobertas e compreensões. Os resultados obtidos tornaram evidente a necessidade sentida pelos sujeitos escolares, em especial os professores, de uma prática pedagógica transformadora, a partir do uso das tecnologias digitais. A falta de aportes teóricos, técnicos e pedagógicos necessários ao processo de formação docente para o uso das novas tecnologias na escola, foi um dos aspectos que configuraram as dificuldades em perspectivar uma nova práxis educativa no contexto analisado.pt_BR
dc.description.sponsorshipColóquio Internacional Educação e Contemporaneidadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade - EDUCONpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectLousa interativapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectInteractive whiteboarden
dc.subjectTechnical educationen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleA inserção do recurso tecnológico da lousa interativa no ensino técnico do IFS: suporte didático para a prática docentept_BR
dc.title.alternativeThe insertion of the technological resource of the interactive whiteboard in the technical education of the IFS: didactic support for the teaching practiceen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMelo, André Luís Canuto Duartept_BR
dc.contributor.authorMelo, Ferdinando Santos dept_BR
dc.description.abstract2This article aims to analyze the potentialities and limits of the use of digital interactive whiteboards, as well as to reflect on technological innovation experiences in our society. From this perspective, it submerges the records of Professional and Technological Education, referring to the visualization of new educational parameters, as a field that provides (re) discoveries and understandings. The results obtained made evident the need felt by the school subjects, especially the teachers, of a transforming pedagogical practice, based on the use of digital technologies. The lack of theoretical, technical and pedagogical contributions necessary to the teacher training process for the use of the new technologies in the school was one of the aspects that configured the difficulties in perspective of a new educational praxis in the analyzed context.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Eletrotécnica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A INSERÇÃO DO RECURSO TECNOLÓGICO DA LOUSA.pdf288,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.