Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-04-26T18:28:06Z-
dc.date.available2017-04-26T18:28:06Z-
dc.date.issued2012-10-
dc.identifier.citationPERIN, Liamara; PINHEIRO, Sarita Socorro Campos; KYRILLOS, Michel Habib Monteiro. Diagnóstico dos estudantes do curso técnico subsequente em Agroecologia do IFS, Campus Nossa Senhora da Glória. In: CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 7., 2012, Palmas. Anais... Palmas: Instituto Federal do Tocantins, 2012.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/273-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi conhecer as condições sócio-econômicas e a realidade dos estudantes do curso Técnico Subseqüente em Agroecologia do Campus N. S. da Glória, do Instituto Federal de Sergipe. O diagnóstico foi realizado utilizando técnicas de DRP e baseou-se na aplicação de uma entrevista composta por 10 perguntas fechadas sobre dados sócio-econômicos e a confecção e apresentação de Mapas Falados. Os dados obtidos nas entrevistas e os Mapas Falados produzidos foram apresentados aos estudantes e à equipe do Campus para conhecimento, discussão e análise. Através deste estudo, foi possível perceber que a maioria dos estudantes é solteira, do sexo feminino, com faixa etária entre 18 e 23 anos e possuía renda familiar mensal entre um a dois salários mínimos. Dos 40 estudantes, apenas 14 declararam que trabalhavam, destes, 6 trabalhavam na agricultura e 8 no comércio, os dois principais setores econômicos da região. A maioria dos estudantes residia em área urbana, 28 deles e apenas 12 residiam em área rural. Neste estudo ainda, foram produzidos e apresentados 8 Mapas Falados, onde os estudantes puderam apresentar sua realidade aos colegas e equipe do Campus. Foi observado que os estudantes se sentiram motivados e valorizados com as atividades desenvolvidas, contribuindo com o fortalecimento da auto-estima. Os Mapas Falados também foram importantes pois serviram como ponto de partida para a abordagem de conteúdos em sala de aula pelos professores.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto Federal do Tocantins - IFTOpt_BR
dc.subjectCiências agráriaspt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectEstudo do meiopt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectNossa Senhora da Glória - SEpt_BR
dc.titleDiagnóstico dos estudantes do curso técnico subsequente em Agroecologia do IFS, Campus Nossa Senhora da Glóriapt_BR
dc.title.alternativeDiagnosis of the students of the subsequent technical course in Agroecology of the IFS, Campus Nossa Senhora da Glóriaen
dc.typeResumo expandidopt_BR
dcterms.titleCongresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPIpt_BR
dcterms.titleCONNEPIpt_BR
dc.contributor.authorPerin, Liamarapt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Sarita Socorro Campospt_BR
dc.contributor.authorKyrillos, Michel Habib Monteiropt_BR
dc.description.abstract2The objective of this study was to know the socioeconomic conditions and the reality of the students of the Subsequent Technical Course in Agroecology of Campus N. S. da Glória, Federal Institute of Sergipe. The diagnosis was made using PRA techniques and was based on the application of an interview composed of 10 closed questions about socioeconomic data and the preparation and presentation of spoken maps. The data obtained in the interviews and the spoken Maps produced were presented to the students and the Campus team for knowledge, discussion and analysis. Through this study, it was possible to perceive that the majority of the students are single, female, aged between 18 and 23 years and had monthly family income between one and two minimum wages. Of the 40 students, only 14 declared that they worked, of these, 6 worked in agriculture and 8 in commerce, the two main economic sectors of the region. Most of the students resided in urban areas, 28 of them and only 12 resided in rural areas. In this study, 8 Talking Maps were produced and presented, where students could present their reality to colleagues and Campus staff. It was observed that the students felt motivated and valued with the activities developed, contributing to the strengthening of self-esteem. Spoken Maps were also important as they served as a starting point for teachers' approach to classroom content.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Agroecologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diagnóstico dos estudantes do curso técnico subsequente_KYRILLOS, Michel Habib Monteiro.pdf114,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador