Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-07-07T14:18:46Z-
dc.date.available2017-07-07T14:18:46Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Angilene dos Santos; AMORIM, Simone Silveira. Aspectos educacionais relacionados a leitura: da teoria à prática. Nuances , v. 27, p. 315-326, 2016pt_BR
dc.identifier.issn2236-0441-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/318-
dc.description.abstractO texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler, além de ressaltar a responsabilidade dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida deste leitor. Observa que, diante dos desafios impostos pela vida em sociedade, é importante rever aspectos relacionados ao ensino da leitura, concluindo-se que, com os direcionamentos corretos por parte de pais e professores, respeitando as individualidades e a espontaneidade que caracterizam o hábito da leitura, os alunos terão maior probabilidade de se tornar leitores assíduos no futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESPpt_BR
dc.publisherFaculdade de Ciências e Tecnologiapt_BR
dc.publisherDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectReadingen
dc.subjectChild educationen
dc.titleAspectos educacionais relacionados a leitura: da teoria à práticapt_BR
dc.title.alternativeEducational aspects related to reading: from theory to practice. Nuances: estudos sobre Educaçãoen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Angilene Santos-
dc.description.abstract2The text aims to mention aspects related to reading and its main characteristics, such as the importance of spontaneity in reading, as well as highlighting the responsibility of the agents involved in this process, supported by education theorists such as Spencer (1924) , Dewey (1965), Fröebel (2001), among others. Here we highlight behaviors that can stimulate or impair this learning, placing childhood as one of the crucial and determinant phases for the rest of the reader's life. It observes that, in face of the challenges imposed by life in society, it is important to review aspects related to reading teaching, concluding that, with correct directions by parents and teachers, respecting the individualities and spontaneity that characterize the habit of reading , students are more likely to become regular readers in the future. This is a qualitative and bibliographical research.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos educacionais realcionados a leitura.pdf274,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.