Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-08-02T12:54:28Z-
dc.date.available2017-08-02T12:54:28Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.issn1676-2592-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/320-
dc.description.abstractEste trabalho discute o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática docente, no sentido de que estas estejam presentes desde a formação inicial, a partir de experiências que promovam a reflexão e práticas futuras. As discussões aqui apresentadas são frutos de uma dissertação de mestrado em Educação defendida na Universidade Federal de Sergipe, e tem por objetivo discutir a importância do uso das tecnologias na formação inicial docente como exercício da práxis, a fim de permitir aos futuros professores experiências que os motivem e os preparem para um uso efetivo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como método a pesquisa-formação no desenvolvimento de uma prática em que as tecnologias foram inseridas no cotidiano da disciplina de graduação, utilizando uma rede social como ambiente de aprendizagem. Os resultados evidenciam a urgência de metodologias e práticas que utilizem as tecnologias nas universidades, a fim de preparar os futuros docentes para as exigências da profissão na contemporaneidade. PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Formação Inicial Docente. Redes Sociais. Facebook.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas - UNICAMPpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectFacebookpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação abertapt_BR
dc.subjectComputer scienceen
dc.subjectInformation technologyen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectSocial networken
dc.subjectComputingen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectOpen educationen
dc.titleTecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociaispt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in initial teacher education: articulations and reflections using social networks. Revista Educação Temática Digital. Revista EDTen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Adriana Alves Novaispt_BR
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Noupt_BR
dc.description.abstract2This paper discusses the use of Information and Communication Digital Technologies in teaching practice, in the sense that they are present from the initial training, from experiences that promote reflection and future practices. The discussi ons presented here are the result of a master's thesis in Education of the Federal University of Sergipe and aims to discuss the importance of use of technologies in initial teacher training as an exercise in practice in order to create opportunities for f uture experiments teachers that motivate and prepare them for effective use. The research, qualitative approach, used by the search - training method for developing a practice in which the technologies were inserted into the daily life of a discipline gradua tion, using a social network as a learning environment. The results show the urgency of methodologies and practices using technology in universities in order to prepare future teachers for the demands of the profession nowadays.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.