Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/322
Título: | Educação aberta e flexível: uso do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem |
Título(s) alternativo(s): | Open and flexible education: use of Facebook as a virtual learning environment |
Autor(es): | Souza, Adriana Alves Novais Schneider, Henrique Nou |
Palavras-chave: | Ciência da computação; Tecnologia da informação; Informática; Rede social; Facebook; Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA; Educação aberta; Comunicação; Information technology; Communication; Information science |
Data do documento: | Set-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Universidade Federal de Alagoas - UFAL Departamento de Educação - UFS |
Citação: | SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. Educação aberta e flexível: uso do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem. Revista EDaPECI, v. 13, n. 03, p. 403-414, set. /dez. 2013 |
Resumo: | O trabalho em questão discute as possibilidades de uso da rede social Facebook como um Recurso Educacional Aberto, pela possibilidade de recursos semelhantes aos de um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A utilização do Facebook sob essa perspectiva de aprendizagem pressupõe flexibilidade, aqui tratada como uma Prática Educacional Aberta, reafirmando a eficácia da Educação Aberta para o apoio, avaliação e consolidação de uma aprendizagem mais dinâmica. Desenvolveu-se uma prática em uma disciplina ministrada na graduação da Universidade Federal de Sergipe, explorando as possibilidades dos recursos da rede social em questão, levantando-se dados a partir da observação diária do ambiente, das interações entre os alunos, verificando-se uma alta frequência e adesão destes à proposta. A pesquisa avançará na fase seguinte, aplicando questionários e entrevistando os discentes, a fim de obter suas perspectivas diante da prática. |
Resumo (segunda língua): | This paper discusses the possibilities of using the social network Facebook as an Open Educational Resource, because it has a possibility of resources similar to those of a Virtual Learning Environment. The use of Facebook in this learning perspective presupposes flexibility, here treated as an Open Educational Practice, reaffirm ing the effectiveness of Open Education to support, evaluation and consolidation of a more dynamic learning . It was d eveloped a practice in a subject taught at an undergraduate course of the Federal University of Sergipe, exploring the possibilities of thi s social network resources, collecting data from the daily observation of the environment, from the interactions among students, verifying a high frequency and accession of the students to the proposal. The research will advance in the next phase, conducti ng surveys and interviewing the students, in order to get their perspectives on the practice |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/322 |
ISSN: | 2176-171X |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes... |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação aberta e flexível uso do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem - SCHNEIDER, Henrique Nou.pdf | 580,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.