Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/344
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2017-08-23T14:30:31Z-
dc.date.available2017-08-23T14:30:31Z-
dc.date.issued2014-02-
dc.identifier.citationCARVALHO, Artemis Barreto de; SHCNEIDER, Henrique Nou. Webquest em rede social: uma customização do facebook para veicular webquests. Int. J. Knowl. Eng. Manage., Florianópolis, v. 02, n. 04, p.163-194, nov. 2013/ fev., 2014pt_BR
dc.identifier.issn2316-6517-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/344-
dc.description.abstractEste artigo é resultado de uma pesquisa de dissertação de mestrado do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe – UFS, denominada “WebQuest no Facebook: Uma experiência no Curso Técnico em Guia de Turismo do IFS usando uma rede social como ambiente de ensino-aprendizagem on line” e se propõe a apresentar uma alternativa pedagógica criativa e inovadora para o uso efetivo das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC no processo ensino-aprendizagem, customizando a Rede Social Facebook para hospedagem e desenvolvimento de WebQuests. Para tal, metodologicamente optou-se pela investigação do tipo qualitativa pautada no estudo de caso. Os resultados revelam que veicular e desenvolver WebQuests através do Facebook é uma solução estratégica para potencializar o processo ensino-aprendizagem, capaz de romper o binômio tempo-espaço, promover a produção de conhecimentos significativos, estimular a prática da aprendizagem autônoma e colaborativa, assim como favorecer interatividade e instantaneidade no processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipInternational Journal of Knowledge Engineering and Managementen
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina - UFSCpt_BR
dc.publisherCentro Tecnológico - CTCpt_BR
dc.publisherDepartamento de Engenharia do Conhecimento - DEGCpt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectRede socialpt_BR
dc.subjectFacebooken
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectWebQuesten
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectComputer scienceen
dc.subjectSocial networken
dc.subjectInformation technologyen
dc.titleWebquest em rede social: uma customização do facebook para veicular webquestspt_BR
dc.title.alternativeWebquest in social network: a facebook customization to webcast webquestsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Artemis Barreto dept_BR
dc.contributor.authorSchneider, Henrique Noupt_BR
dc.description.abstract2This article is the result of a dissertation research of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Sergipe - UFS, called "WebQuest on Facebook: an experience in the Technical Course in Tourism Guide of the IFS using a social network as a teaching environment online learning "and proposes to present a creative and innovative pedagogical alternative for the effective use of Information and Communication Technologies - ICT in the teaching-learning process, by customizing the Facebook Social Network for hosting and developing WebQuests. For this, methodological choice was made for qualitative research based on the case study. The results show that WebQuests through Facebook is a strategic solution to enhance the teaching-learning process, capable of breaking the time-space binomial, promoting the production of meaningful knowledge, stimulating the practice of autonomous and collaborative learning, as well as favor interactivity and instantaneity in the process.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Informática, Redes...

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Webquest em rede social uma customização do facebook para veicular webquests - Carvalho, Artemis Barreto de.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.