Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.outherFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.otherFerrete, Anne Alilma Silva Souzapt_BR
dc.contributor.otherSousa, Cassio Magno dept_BR
dc.date.accessioned2018-03-09T19:13:12Z-
dc.date.available2018-03-09T19:13:12Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationFERRETE, Rodrigo Bozi; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SOUSA, Cassio Magno de. Pedagogia histórico-crítica e o ensino de Matemática. In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 10, 2017, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, 2017pt_BR
dc.identifier.govdocNational assessments regarding teaching mathematics have indicated that Brazilian students generally have a poor academic performance in this discipline. In order to contribute to these discussions, the present study aims to analyze the mathematics teaching practice of the Integrated Course in Buildings of the Campus of Aracaju of the Federal Institute of Sergipe, discussing the probable consequences of the negation of the development of Historical-Critical Pedagogy in this Course, for the training of the students. To do this, we conducted a qualitative research, through a review of the historical process of creation of the course, its current structure, the legislation that supports it, the objectives of the Teaching Institution that promotes it, and the objectives of the course for only then, we discuss the process of teaching Mathematics in the course, its reality, limitations and advances, against the denial of the use of Historical-Critical Pedagogy.en
dc.identifier.issn2179-0663-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/468-
dc.description.abstractAvaliações nacionais referentes ao ensino aprendizagem da Matemática têm indicado que os estudantes brasileiros possuem, de modo geral, um baixo rendimento escolar nessa disciplina. Com o intuito de contribuir com essas discussões o presente estudo tem como objetivo analisar a prática do ensino de Matemática do Curso Integrado em Edificações do Campus de Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, discutindo as prováveis consequências da negação do desenvolvimento da Pedagogia Histórico-Crítica nesse curso, para a formação dos alunos. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, através de uma revisão sobre o processo histórico de criação do curso, sua estrutura atual, a legislação que o sustenta, os objetivos da Instituição de Ensino que o promove, e os objetivos do curso, para só então, discutirmos sobre o processo de ensino de Matemática no curso, sua realidade, limitações e avanços, frente à negação da utilização da Pedagogia Histórico-Crítica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOPpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação - PPEDpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectEducationen
dc.titlePedagogia histórico-crítica e o ensino de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeHistorical-critical pedagogy and the teaching of Mathematicspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia historico-critica e o ensino de matematica.pdf370,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.