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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/472
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreri, Marcelo de Almeida | - |
dc.coverage.spatial | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-03-19T16:33:33Z | - |
dc.date.available | 2018-03-19T16:33:33Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Ana Cecília Campos. Os institutos federais: reflexão sobre a infetização a partir do processo de elaboração do Regimento Geral do IFS. 2012. 112f. Dissertação (Mestrado Psicologia Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/472 | - |
dc.description.abstract | O texto aborda uma discussão sobre a mais recente reforma no campo da educação profissional no Brasil, a ifetização. A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia consistiu na reorganização da rede federal com a integração de CEFET, Agrotécnicas, Escolas Técnicas e Unidades vinculadas a Universidades de uma mesma região, processo que resultou no surgimento de 38 institutos. Utilizamos alguns conceitos da analise institucional como referencial teórico, como também um conjunto documental e bibliográfico, com o fim de desenvolver um panorama histórico para compor nossas analises. O estudo tem o objetivo de expor um trabalho reflexivo a respeito da institucionalização do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia observando o processo de ifetização no nosso estado por meio da elaboração do Regimento Geral do Instituto Federal de Sergipe, momento em que se encontrava o processo na época da elaboração da pesquisa. Foram discutidos os temas formação docente, programas especiais, participação da comunidade, integração e autonomia. Ao final, concluímos que apesar de ser um modelo que propõe uma ruptura com as reformas e práticas anteriores, muitos aspectos e tendências históricas se repetem no processo de institucionalização do Instituto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - POSGRAP | - |
dc.publisher | Núcleo de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia Social - NPPS | - |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | History of education | en |
dc.subject | Instituição pública | pt_BR |
dc.subject | Public institution | en |
dc.title | Os institutos federais: reflexão sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do Regimento Geral do IFS | pt_BR |
dc.title.alternative | The federal institutes: reflection on ifetizacion from the process of elaboration of the General Regulation of the IFS | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Mestrado | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Ana Cecília Campos | pt_BR |
dc.description.abstract2 | The text addresses a discussion about the most recent reform in the field of professional education in Brazil, the education. The creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology consisted in the reorganization of the federal network with the integration of CEFET, Agrotechniques, Technical Schools and Units linked to Universities of the same region, a process that resulted in the emergence of 38 institutes. We use some concepts of institutional analysis as a theoretical reference, as well as a documentary and bibliographic set, in order to develop a historical panorama to compose our analyzes. The purpose of this study is to present a reflective work on the institutionalization of the Federal Institute of Education Science and Technology, observing the process of globalization in our state through the elaboration of the General Regulation of the Federal Institute of Sergipe, at which time the process at the time of the research. The topics teacher training, special programs, community participation, integration and autonomy were discussed. In the end, we conclude that despite being a model that proposes a rupture with previous reforms and practices, many aspects and historical trends are repeated in the process of institutionalization of the Institute. | en |
Aparece nas coleções: | Tese e dissertação - Ciências Humanas e Sociais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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