Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-03-19T19:28:13Z-
dc.date.available2018-03-19T19:28:13Z-
dc.date.issued2017-09-
dc.identifier.citationFERRETE, Rodrigo Bozi; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; SOUSA, Cassio Magno de. Reflexões sobre a influência das concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação de professores de Matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 153-164, set./dez. 2017pt_BR
dc.identifier.issn1983-6597-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/473-
dc.description.abstractDiante das exigências sociais, esperando que a escola seja capaz de promover a construção do conhecimento do aluno e desenvolver o raciocínio lógico e participativo para enfrentar as questões de sua realidade, o presente artigo vem com o objetivo de identificar as possíveis influências e concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação dos professores de Matemática do Instituto Técnico Federal de Sergipe (IFS). A opção por esse curso, em vez dos outros, ocorreu de forma intencional e não probabilística, devido à disposição de docentes e discentes em participarem das diversas etapas da pesquisa. Para tanto, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo com o método de estudo de caso, onde analisamos os documentos oficiais relacionados ao curso de Licenciatura em Matemática, ementas das disciplinas e realizamos entrevistas com os egressos. Os dados foram coletados e interpretados a partir da Análise do Discurso, e os resultados conseguidos apontam indícios e aproximação com a teoria pedagógica proposta por Paulo Freire.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação - PPGEDpt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectPedagogyen
dc.titleReflexões sobre a influência das concepções pedagógicas de Paulo Freire na formação de professores de Matemáticapt_BR
dc.title.alternativeReflections on the influence of Paulo Freire's pedagogical conceptions on teacher training in Mathematicsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorFerrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozipt_BR
dc.description.abstract2In the face of social demands, hoping that the school will be able to promote the construction of student knowledge and develop logical and participative reasoning to face the questions of its reality, the present article aims to identify the possible influences and pedagogical conceptions of Paulo Freire in the training of Mathematics teachers of the Federal Technical Institute of Sergipe (IFS). The option for this course, instead of the others, occurred intentionally and not probabilistic, due to the willingness of teachers and students to participate in the various stages of the research. For that, a qualitative research was carried out with the case study method, where we analyzed the official documents related to the degree course in Mathematics, subjects' menus and interviews with the graduates. The data were collected and interpreted from the Discourse Analysis, and the results obtained indicate indications and approximation with the pedagogical theory proposed by Paulo Freire.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexoes sobre a influencia das concepcoes pedagogicas de Paulo Freire.pdfArtigo científico478,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.