Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-03-21T18:20:18Z-
dc.date.available2018-03-21T18:20:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Inêz Oliveira; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza; FERRETE, Rodrigo Bozi. Como trabalhar etnomatemática e educação ambiental? Ambiente & Educação, São Cristóvão, v. 20, n. 2, p. 24-44, 2015pt_BR
dc.identifier.issn2238-5533-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/474-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual buscamos entender a realidade do curso de Edificações do IFS, de seus alunos, professores, e a partir disso, discutir sobre as possibilidades metodológicas em trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos leva a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental, pois assim podemos trabalhar uma prática pedagógica problematizadora a partir do diálogo com os educandos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande - FURGpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Ambiental-
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEnsino técnicopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEthnomathematicsen
dc.titleComo trabalhar etnomatemática e educação ambiental?pt_BR
dc.title.alternativeHow to work ethnomathematics and environmental education?en
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleAmbiente & Educação-
dcterms.titleRevista de Educação Ambiental-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Inêz Oliveira-
dc.contributor.authorFerrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.description.abstract2This study aims to discuss the feasibility of the teaching of mathematics of Techinical Integrated course of Buildings of the Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), from the Ethnomathematics the perspective of Environmental Critical Education. For this, we used this qualitative research, in which we seek to understand the reality of Buildings course of IFS, their students, teachers, and from there, to discuss the methodological possibilities in working Ethnomathematics on the perspective of Critical Environmental Education this option that is based from the educational proposal of Paulo Freire. The results lead us to understand that we must work to Ethnomathematics, the perspective of environmental education, so well we can work a pedagogical practice problematic way from the dialogue with the students.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Como trabalhar etnomatematica e educacao ambiental.pdf341,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.