Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-04-09T18:10:16Z-
dc.date.available2018-04-09T18:10:16Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.identifier.citationFERRETE, Anne Alilma Silva Souza; FERRETE, Rodrigo Bozi; Araújo, Maria Inêz Oliveira. Prática de Ensino: reflexões entre etnomatemática e educação ambiental. Scientia Plena, São Cristóvão, v. 12, n. 11, p. 1-12, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/508-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo investigar a viabilidade da aplicabilidade da Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, no ensino de Matemática, do Curso Técnico Integrado em Edificações do campus de Aracaju do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para isso, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, para construir a perspectiva da realidade dos alunos do referido Curso e, a partir dela, elaboramos atividades de ensino com o intuito de produzir dados e informações sobre a viabilidade ou não em trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Os resultados mostram que ao trabalharmos atividades de ensino de Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental, conseguimos trabalhar o conteúdo matemático de forma problematizadora, a partir da dialogicidade com os alunos, desenvolvendo um pensamento crítico sobre sua realidade e possibilitando uma melhor compreensão da importância do conhecimento matemático. Palavras-Chave: Educação, Etnomatemática, Educação Ambiental Crítica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titlePrática de ensino: reflexões entre etnomatemática e educação ambientalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice: reflections from Ethnomatematics and Environmental Educationen
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleRevista Scientia Plenapt_BR
dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.authorFerrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.contributor.authorAraújo, Maria Inêz Oliveira-
dc.description.abstract2The present study aims to investigate the feasibility of the applicability of Ethnomathematics in the perspective of Environmental Critical Education in Mathematics Teaching of Integrated Technical Course in Buildings, campus of Aracaju, of Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). For this, we have developed a qualitative research to build the perspective of the reality of the students of the respective course and, from it, we have developed teaching activities in order to produce data and information on the feasibility or not of working Ethnomathematics in the perspective of Education Environmental Criticism. The results show that by working Ethnomathematics teaching activities in the context of Environmental Education, we can work the mathematical contents of problematic way from the dialogism with students, developing critical thinking about your reality and enabling a better understanding on the importance of mathematical knowledge.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pratica de Ensino_reflexoes entre Etnomatematica e Educacao Ambiental .pdf240,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.