Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/564
Título: Contribuições do uso de blogs enquanto ferramenta tecnológica no processo ensino aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Contributions of the use of blogs as a technological tool in the learning teaching process
Autor(es): Santos, Elza Maria
Pereira, Telma Amélia de Souza
Palavras-chave: Educação; Tecnologia da informação; Blog; Ensino-aprendizagem; Formação do professor; Education; Information technology; Teacher training
Data do documento: Ago-2017
Editor: Editora Universitária Champagnat
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
Citação: SANTOS, Elza Maria; PEREIRA, Telma Amélia de Souza. Contribuições do uso de blogs enquanto ferramenta tecnológica no processo ensino aprendizagem. In:Congresso Nacional da Educação - EDUCERE, 2017, Curitiba. Anais eletrônico... Curitiba: PUC-PR, 2017.
Resumo: O texto que segue trata do uso das tecnologias como ferramenta favorável ao ensino e a aprendizagem, se reporta ao uso do Blog com uma das que pode contribuir com esse processo. Inicialmente faz uma abordagem acerca dos desafios enfrentados pela escola no decorrer de sua história. Expressa o deficitário uso da leitura e da escrita, por muitos cidadãos brasileiros, como exemplo de desafio educacional que tem se mostrado presente na sociedade há algumas décadas e que atualmente tem ganhado evidência. Aborda que o uso das tecnologias intelectuais digitais no espaço escolar é apresentado como novo desafio das últimas décadas. Num momento a ausência de equipamentos tecnológicos era a grande questão, em outro, a deficiência estava na formação de professores e sua aproximação com as ferramentas tecnológicas, recentemente verificou-se que a escola deve refletir sobre sua atuação enquanto agente que, de posse de instrumentos tecnológicos, possibilita o acesso ao conhecimento. No segundo tópico, o texto conduz a uma discussão a respeito do uso do Blog no contexto escolar, trata dos aspectos positivos e das diversas habilidades que os educandos poderão desenvolver. Ressalta que o Blog tem variadas formas e pode ser usado como instrumento para promoção do ensino e da aprendizagem. Demonstra que, quando usado como recurso pedagógico contribui de várias formas para a transmissão de conhecimentos, quando usado como estratégia pedagógica dá possibilidades para que docentes e discentes construam o conhecimento. Por fim, traz uma reflexão sobre a interferência do uso das tecnologias intelectuais digitais, como é o caso do Blog, no contexto geral da educação do país. Questiona a respeito da valia dessa ferramenta como agente capaz de modificar a face da educação no país.
Resumo (segunda língua): The following text deals with the use of technologies as tool for teaching and learning learning, refers to the use of the Blog with one of the who can contribute to this process. Initially, it approaches the challenges faced by the school in from its history. Expresses the deficit of reading and writing, by many citizens Brazilians as an example of an educational challenge and has been present in society a few decades ago and that has currently gained evi the It addresses the digital intellectual technologies in school is presented as a new challenge for decades. In one moment the absence of equipame technological developments was the On the other, the disability was in the of teachers and their approximation with technological tools, it has recently been that the school should reflect on its acting as agent that, in possession of an instrument technology, enables access to the knowledge. In the second topic, the text leads to a discussion about using the Blog in the school context, addresses the positive and of the different skills that the learners can develop. It emphasizes that the Blog has variad forms and can be used as instrument for the promotion of teaching and learning in. Demonstrates that when used as a pedagogical resource contributes in many ways for the transmission of knowledge, used as a pedagogical strategy ages for teachers and students build knowledge. Finally, it brings a reflection about the interference of the use of digital intellectual technologies, as is the case with the Blog, in the general context of parents. Questions about the value of this tool as an agent capable of modifying the face of the education in the country
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/564
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuições do uso de blogs enquanto ferramenta tecnológica.pdf115,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.