Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/565
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2018-05-07T14:13:04Z | - |
dc.date.available | 2018-05-07T14:13:04Z | - |
dc.date.issued | 2016-10 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Shirleyde Dias do; SOUZA, Divanizia do Nascimento; SANTOS, Ana Cacia. Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio. Scientia Plena, São Cristóvão, v.12, n.11, 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1808-2793 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/565 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como objetivo fomentar uma discussão no tocante das perspectivas didáticas atuais para o ensino da matemática no ensino médio a partir das recomendações presentes nos documentos oficiais que fundamentam esse ensino. Buscou-se discutir sobre o tratamento didático, que apontam propostas de currículos a serem desenvolvidas pelas escolas devem incluir competências básicas, conteúdos e formas de tratamento dos conteúdos coerentes com os princípios pedagógicos de identidade, diversidade e autonomia, e também os princípios de interdisciplinaridade e contextualização, adotados como estruturadores do currículo do Ensino Médio. E a posterior por uma análise dos resultados obtidos através de uma investigação para sabermos como a contextualização e a interdisciplinaridade têm sido interpretadas no exercício da prática do docente de matemática; como mobilizam o interesse dos discentes pela matemática como os discentes percebem a importância da matemática e como esperam que seja ensinada. Para tanto, nos reportamos as contribuições teóricas introduzido por Passos (2006), Charlot (2000, 2005 ) e ainda, por Santomé (1998),Tufano (2001), Ole Skovsmose (2001) D´Ambrosio (1989). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Sergipana de Ciência | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe - UFS | - |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Interdisciplinary | en |
dc.subject | Mathematics | en |
dc.title | Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | Perspectivas educativas actuales de las matemáticas em la escuela secundaria | spa |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dcterms.title | Scientia Plena | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Shirleyde Dias do | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Divanizia do Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Ana Cácia | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo tuvo como objetivo fomentar una discusión en lo referente a las perspectivas didácticas actuales para la enseñanza de las matemáticas en la enseñanza media a partir de las recomendaciones presentes en los documentos oficiales que fundamentan esa enseñanza. Se buscó discutir sobre el tratamiento didáctico, que apuntan propuestas de currículos a ser desarrolladas por las escuelas deben incluir competencias básicas, contenidos y formas de tratamiento de los contenidos coherentes con los principios pedagógicos de identidad, diversidad y autonomía, y también los principios de interdisciplinariedad y contextualización, adoptados como estructuradores del currículo de la Enseñanza Media. Y la posterior por un análisis de los resultados obtenidos a través de una investigación para saber cómo la contextualización y la interdisciplinaridad han sido interpretadas en el ejercicio de la práctica del docente de matemáticas; como movilizan el interés de los discentes por las matemáticas como los alumnos perciben la importancia de las matemáticas y cómo esperan que sea enseñada. Para ello, nos reportamos las contribuciones teóricas introducidas por Pasos (2006), Charlot (2000, 2005) y, por Santomé (1998), Tufano (2001), Ole Skovsmose (2001) D'Ambrosio (1989). | spa |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Perspectivas didáticas atuais para a matemática no ensino medio.pdf | 291,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.