Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/569
Título: A contribuição da Campanha Nacional de Alfabetização nos movimentos de educação e cultura popular em Sergipe (1959-1964).
Título(s) alternativo(s): La contribución de campaña nacional de alfabetización política y la práctica enseñanza de la educación de los movimientos y cultura popular en Sergipe (1959-1964)
Autor(es): Figuerêdo, Acácio Nascimento
Ferronato, Cristiano de Jesus
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Alfabetização; Educação de jovens e adultos - EJA; História da educação; Movimento social; Política educacional; Education; History of education; Literacy; Educational politics
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Tiradentes - UNIT
Programa de Pós-graduação em Educação - PPED
Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOP
Citação: FIGUERÊDO, Acácio Nascimento; FERRONATO, Cristiano de Jesus. A contribuição da Campanha Nacional de Alfabetização nos movimentos de educação e cultura popular em Sergipe. In: Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional - ENFOPE, 11, Fórum Permanente Internacional de Inovação Educacional - FOPIE, 12, 2016, Aracaju, v. 9, n. 1, Anais... Aracaju: UNIT, 2016.
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar a Campanha Nacional de Alfabetização em Sergipe no período de 1959 à 1964. A metodologia desenvolvida para a produção desse ensaio foi a pesquisa bibliográfica e documental, na literatura disponível, em trabalhos acadêmicos como monografias e dissertação de mestrado, além nos jornais disponíveis digitalizado no IHGS – Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Temos como conclusão que, a campanha nacional de alfabetização em Sergipe, através dos movimentos de educação e cultura popular, os quais tiveram destaques o Movimento de Educação de Base (MEB), Movimento de Cultura Popular (MCP) e o movimento estudantil, desenvolveram várias atividades voltadas a democratização da cultura e à diminuição do analfabetismo.
Resumo (segunda língua): El objetivo de este estudio es analizar la Campaña Nacional de Alfabetización en Sergipe, en el período de 1959 a 1964. La metodología desarrollada para la producción de este ensayo fue la investigación bibliográfica y documental, la literatura disponible, monografías académicas y tesis de maestría además de los periódicos disponibles en IHG digitalizadas - Instituto histórico y geográfico de Sergipe. Nosotros, como conclusión de que la campaña nacional de alfabetización en Sergipe, a través de los movimientos de educación y la cultura popular, que había aparecido el Movimiento de Educación Básica (MEB), Movimiento Popular de Cultura (MCP) y el movimiento estudiantil desarrollado vários actividades dirigidas a la democratización de la cultura y la reducción del analfabetismo.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/569
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.