Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-05-10T18:42:41Z-
dc.date.available2018-05-10T18:42:41Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFIGUERÊDO, Acácio Nascimento. Escolas comunitárias, proposições pedagógicas, frente ao modelo neoliberal de educação: transformação ou acomodação? In: Encontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE, 04, 2010, Anais... Aracaju: UNIT, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/570-
dc.description.abstractO presente trabalho teve inicio nas investigações desenvolvidas por mim no Núcleo de Pesquisa Sociedade e Educação (NPSE)/UFS, como proposta inicial de um projeto elaborado para o doutorado, tendo como área de conhecimento (História das Instituições Escolares no Brasil). Centra-se em analisar as proposições educativas decorrentes das lutas sociais dos movimentos sociais populares urbanos, especificamente no que tange a busca de escolarização para as camadas populares. Esse texto pretende trazer uma reflexão inicial a esse fenômeno educativo, que são as escolas comunitárias de Aracaju, a qual tive a oportunidade de constatar um processo de formação de educadores comprometidos com uma educação que potencializasse os educandos, de instrumentos intelectuais necessários à cidadania participativa, substantivada, mediante a transformação da realidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNIT-
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação - PPED-
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectEscola comunitáriapt_BR
dc.subjectMovimento socialpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectCommunity Schoolen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectEducationen
dc.titleEscolas comunitárias, proposições pedagógicas, frente ao modelo neoliberal de educação: transformação ou acomodação?pt_BR
dc.title.alternativeCommunity schools, pedagogical propositions, against the neoliberal model of education: transformation or accommodation?en
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleEncontro Internacional de Formação de Professores - ENFOPE-
dcterms.titleENFOPE-
dc.contributor.authorFiguerêdo, Acácio Nascimentopt_BR
dc.description.abstract2The present work began in the research developed by me at the Center for Research Society and Education (NPSE) / UFS, as an initial proposal of a project developed for the doctorate, having as knowledge area (History of School Institutions in Brazil). It focuses on analyzing the educational propositions arising from the social struggles of popular urban social movements, specifically regarding the search for schooling for the popular classes. This text intends to bring an initial reflection to this educational phenomenon, which are the community schools of Aracaju, which I had the opportunity to observe a process of formation of educators committed to an education that would potentiate students, the intellectual instruments necessary for participatory citizenship, through the transformation of reality.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.