Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-06-14T14:11:17Z-
dc.date.available2018-06-14T14:11:17Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiana Medeiros de Almeida; SMITH-MENEZES, Aldemir. Participação em aulas de Educação Física e atitudes positivas para a prática de atividade física em adolescentes do estado de Sergipe, Brasil. Revista Scientia Plena, São Cristóvão, v. 12, n.8, p. 1-9, 2016pt_BR
dc.identifier.issn1808-2793-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/598-
dc.description.abstractA participação nas aulas de Educação Física pode oferecer oportunidades aos adolescentes de experimentar e de apreciar um estilo de vida fisicamente ativo. Analisar a associação entre participação em aulas de Educação Física e atitudes positivas para a prática de atividade física em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal de base escolar com amostra representativa de estudantes do ensino médio da rede pública estadual de Sergipe (n= 3.992, 14 a 19 anos de idade). Os dados foram coletados mediante questionário auto administrado. Foram analisadas atitudes como: realizar atividade física no tempo livre e preferir atividades de lazer fisicamente ativas a atividades sedentárias. Recorreu-se à regressão logística binária para análise de associação entre as variáveis. Os adolescentes que relataram participar das aulas de Educação Física apresentaram mais chances de preferir atividades de lazer fisicamente ativas (OR=1,69; 1,45-1,96) e realizar atividades físicas no tempo livre (OR=2,00; 1,72-2,31). Os resultados indicam que a participação nas aulas de Educação Física pode ser um fator importante para reduzir a inatividade física entre os adolescentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciênciapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFS-
dc.subjectCiência da Saúdept_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectAtividade motorapt_BR
dc.subjectPhysical activityen
dc.subjectMotor activityen
dc.subjectTeenageren
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleParticipação em aulas de Educação Física e atitudes positivas para a prática de atividade física em adolescentes do estado de Sergipe, Brasilpt_BR
dc.title.alternativeParticipation in Physical Education classes and positive attitudes towards physical activity in adolescents in the Brazilian State of Sergipe, Brazilen
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleRevista Scientia Plenapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Fabiana Medeiros de Almeida-
dc.contributor.authorSmith-Menezes, Aldemir-
dc.description.abstract2Participation in Physical Education classes can provide opportunities for adolescents to experience and appreciate a physically active lifestyle. To analyze the association between participation in classes of Physical Education and positive attitudes for the practice of physical activity in adolescents. This is a cross-sectional school-based study with a representative sample of high school students in the Sergipe state public school (n = 3,992, 14 to 19 years of age). Data were collected through a self-administered questionnaire. Attitudes such as: to perform physical activity in leisure time and to prefer physically active leisure activities to sedentary activities were analyzed. We used binary logistic regression to analyze the association between variables. The adolescents who reported participating in physical education classes were more likely to prefer physically active leisure activities (OR = 1.69, 1.45-1.96) and to perform physical activities during free time (OR = 2.00; , 72-2, 31). The results indicate that participation in Physical Education classes can be an important factor to reduce physical inactivity among adolescents.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Educação Física



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.