Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/606
Título: Pesquisa com crianças: observação participante e relação pesquisadora-crianças no berçario da creche
Título(s) alternativo(s): Research with children: participant observation and researcher-child relationship in day care nursery
Autor(es): Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento
Oliveira, Mayra Cristina Lima
Palavras-chave: Educação; Educação infantil; Pesquisador; Child education; Researcher; Education
Data do documento: Set-2013
Editor: Universidade Federal de Sergipe - UFS
Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: CAMPOS, Rafaely K. N.; OLIVEIRA, Mayra C. Lima. Pesquisa com crianças: observação participante e relação pesquisadora-crianças no berçario da creche. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristóvão, 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2013
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica com crianças e tem como principal objetivo analisar a entrada do pesquisador no campo de pesquisa, traçar comentários sobre a aceitação do pesquisador pelas crianças e pontuar o estabelecimento do status de participante do pesquisador nas formas de atuação do grupo social em contexto. Os sujeitos da investigação são crianças, com idades entre vinte e quatro e trinta meses, integrantes do Berçário III de uma instituição municipal de Educação Infantil da cidade de Aracaju/SE. Os dados foram produzidos na perspectiva etnográfica, através de gravações audiovisuais e descritos em situações denominadas de episódios. Esta investigação nos aponta pistas metodológicas que valorizam a criança, como ator social, que aprende nas relações com seus pares, capazes de interagir no mundo adulto porque negociam, compartilham e criam culturas.
Resumo (segunda língua): Thispaper presents anethnographic researchwith children andhas as mainobjective to analyze theinputof the researcherin the fieldof research,drawcommentson the acceptanceof the researcherandthe childrenpunctuate theestablishment of thestatusofparticipantresearcherin the forms ofsocialactiongroupcontext.Theresearch subjectsare children, aged betweenhalf past twelve p.m.monthsNurseryIIImembers ofamunicipal institutionofEarly Childhood Educationof the city ofAracaju/ SE. Data wereproduced inethnographic perspective, through recordingsandaudiovisualdescribedin situationstermedepisodes. Thisresearchpoints uscluesmethodologicalvalue thechildas a social actor, who learns onpeer relationships, able to interactin the adult worldbecause they negotiate, shareand createcultures.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/606
ISSN: 1982-3657
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pesquisa com crianças observacao participante_Campos Rafaely.pdf207,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.