Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/606
Título: | Pesquisa com crianças: observação participante e relação pesquisadora-crianças no berçario da creche |
Título(s) alternativo(s): | Research with children: participant observation and researcher-child relationship in day care nursery |
Autor(es): | Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento Oliveira, Mayra Cristina Lima |
Palavras-chave: | Educação; Educação infantil; Pesquisador; Child education; Researcher; Education |
Data do documento: | Set-2013 |
Editor: | Universidade Federal de Sergipe - UFS Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | CAMPOS, Rafaely K. N.; OLIVEIRA, Mayra C. Lima. Pesquisa com crianças: observação participante e relação pesquisadora-crianças no berçario da creche. In: Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 7, São Cristóvão, 2013. Anais eletrônicos... São Cristóvão, UFS, set., 2013 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica com crianças e tem como principal objetivo analisar a entrada do pesquisador no campo de pesquisa, traçar comentários sobre a aceitação do pesquisador pelas crianças e pontuar o estabelecimento do status de participante do pesquisador nas formas de atuação do grupo social em contexto. Os sujeitos da investigação são crianças, com idades entre vinte e quatro e trinta meses, integrantes do Berçário III de uma instituição municipal de Educação Infantil da cidade de Aracaju/SE. Os dados foram produzidos na perspectiva etnográfica, através de gravações audiovisuais e descritos em situações denominadas de episódios. Esta investigação nos aponta pistas metodológicas que valorizam a criança, como ator social, que aprende nas relações com seus pares, capazes de interagir no mundo adulto porque negociam, compartilham e criam culturas. |
Resumo (segunda língua): | Thispaper presents anethnographic researchwith children andhas as mainobjective to analyze theinputof the researcherin the fieldof research,drawcommentson the acceptanceof the researcherandthe childrenpunctuate theestablishment of thestatusofparticipantresearcherin the forms ofsocialactiongroupcontext.Theresearch subjectsare children, aged betweenhalf past twelve p.m.monthsNurseryIIImembers ofamunicipal institutionofEarly Childhood Educationof the city ofAracaju/ SE. Data wereproduced inethnographic perspective, through recordingsandaudiovisualdescribedin situationstermedepisodes. Thisresearchpoints uscluesmethodologicalvalue thechildas a social actor, who learns onpeer relationships, able to interactin the adult worldbecause they negotiate, shareand createcultures. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/606 |
ISSN: | 1982-3657 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pesquisa com crianças observacao participante_Campos Rafaely.pdf | 207,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.