Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2018-06-21T19:17:13Z | - |
dc.date.available | 2018-06-21T19:17:13Z | - |
dc.date.issued | 2015-10 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento. O Conselho de Classe: um estudo sobre a concepção dos docentes do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 12, Curitiba. 2015. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, out., 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/610 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Itabaiana, cujo objetivo principal foi analisar e compreender a prática dos Conselhos de Classe no Instituto, a partir da concepção dos professores, além de buscar adensar as discussões acerca desse tema e provocar profissionais da educação e instituições de ensino na busca da compreensão do conselho de classe como um dos espaços mais ricos de transformação pedagógica. O interesse por analisar esta questão surgiu pela nossa formação e atuação como Pedagoga do Campus e participação nas reuniões dos conselhos de classe, nas quais percebemos a importância de refletirmos sobre a atual prática do conselho de classe. Fundamentamo-nos nas ideias de Angela Imaculada L. de F. Dalben (2004), uma das principais referências sobre conselho de classe no Brasil, como também nas ideias de Cruz (2005) e Libâneo (2006). Em seguida, realizamos uma pesquisa de campo por meio de aplicação de um questionário aos docentes que participam e/ou participaram de reuniões dos conselhos de classe nas turmas dos cursos integrados. Após a análise dos questionários e dentro de suas limitações, a pesquisa corrobora a ideia de Conselho de Classe, como um espaço de reorganização das ações pedagógicas, com a finalidade de melhoria do processo ensino e aprendizagem, espaço que possibilita a reflexão da prática docente e aponta a necessidade de se reavaliar a atuação do Conselho e a partir das inquietações e sugestões dos docentes possibilitarem uma mudança na atuação do Conselho de Classe na instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | - |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conselho de Classe | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Itabaiana - SE | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Class council | en |
dc.title | O Conselho de Classe: um estudo sobre a concepção dos docentes do Instituto Federal de Sergipe - Campus Itabaiana | pt_BR |
dc.title.alternative | The Class Council: a study on the conception of the teachers of the Federal Institute of Sergipe - Campus Itabaiana | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dcterms.title | Congresso Nacional de Educação - EDUCERE | - |
dc.contributor.author | Campos, Rafaely Karolynne do Nascimento | - |
dc.description.abstract2 | The present work is the result of a research carried out at the Federal Institute of Sergipe (IFS) - Campus Itabaiana, whose main objective was to analyze and understand the practice of the Class Councils in the Institute, based on the teachers' conception, as well as to further the discussions about this theme and to provoke professionals of education and educational institutions in the search of the understanding of the class council as one of the richest spaces of pedagogical transformation. The interest in analyzing this question arose from our formation and performance as a Campus Pedagogue and participation in the meetings of the class councils, in which we perceive the importance of reflecting on the current practice of the class council. We base ourselves on the ideas of Angela Imaculada L. de F. Dalben (2004), one of the main references on class advice in Brazil, as well as in the ideas of Cruz (2005) and Libâneo (2006). Then, we conducted a field survey by applying a questionnaire to teachers who participated and / or participated in meetings of the class councils in the classes of the integrated courses. After analyzing the questionnaires and within their limitations, the research corroborates the idea of the Class Council, as a space for reorganization of pedagogical actions, with the purpose of improving the teaching and learning process, a space that allows the reflection of the teaching practice and points out the need to reevaluate the work of the Board and from the concerns and suggestions of the teachers to enable a change in the performance of the Class Council in the institution. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O conselho de classe um estudo sobre a concepcao docente.pdf | 213,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.