Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-07-20T13:55:12Z-
dc.date.available2018-07-20T13:55:12Z-
dc.date.issued2005-03-
dc.identifier.citationMARTINS, T. M. G. [et al]. Visualização do Processo Carga Descarga em Capacitores. Scientia Plena, v. 1, n.1, p. 38-41, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/624-
dc.description.abstractÉ cada vez mais difícil estimular os alunos do ensino médio para o processo de aprendizagem. Com o avanço dos meios de comunicação e dos recursos oferecidos pelos computadores e outros aparatos tecnológicos não é difícil perceber que o professor que mantém uma postura tradicional que não enfatiza a prática e que utiliza apenas o quadro e o pincel perderá facilmente seus alunos para a tecnologia. O professor de física pode utilizar esses recursos ou outros mais simples, porém não menos interessantes para motivar o interesse dos discentes. O experimento ainda é uma das mais importantes armas do professor de ciências, seja ele real ou virtual. O campo da eletrodinâmica é bastante rico em termos de experimentos, porém, tais experimentos não são abordados nos livros didáticos com a ênfase merecida e os que abordam alguma atividade se concentram em determinados temas e negligenciam outros, como os que tratam de capacitores, por exemplo. Pensando nisso realizou-se este experimento que demonstra a visualização do processo carga descarga de um capacitor ou de uma associação de capacitores em um circuito elétrico, comprovando-se de maneira dinâmica todo o processo exposto em teoria na sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipRevista Scientia Plenapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Sergipana de Ciência-
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipe - UFS-
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhysicalen
dc.subjectCapacitorpt_BR
dc.subjectCircuito elétricopt_BR
dc.subjectElectric circuiten
dc.titleVisualização do Processo Carga Descarga em Capacitorespt_BR
dc.title.alternativeProcess View Load Discharge on Capacitorsen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorMartins, T. M. G.-
dc.contributor.authorRibeiro, André Neves-
dc.contributor.authorOliveira, D. C.-
dc.contributor.authorFerreira, Nilson dos Santos-
dc.contributor.authorSantos, R. A.-
dc.contributor.authorSantana, V. M.-
dc.contributor.authorMacêdo, Marcelo Andrade-
dc.description.abstract2It is increasingly difficult to stimulate high school students into the learning process. With the advancement of the means of communication and the resources offered by computers and other technological devices it is not difficult to see that the teacher who maintains a traditional posture that does not emphasize the practice and uses only the frame and the brush will easily lose his students to the technology . The physics teacher can use these resources or other simpler ones, but no less interesting to motivate the interest of the students. The experiment is still one of the most important weapons of the science teacher, be it real or virtual. The field of electrodynamics is quite rich in terms of experiments, however, such experiments are not addressed in the textbooks with the deserved emphasis, and those who approach some activity focus on certain topics and neglect others, such as those dealing with capacitors, for example . With this in mind, this experiment was carried out, which demonstrates the visualization of the charge-discharge process of a capacitor or of an association of capacitors in an electric circuit, proving in a dynamic way the whole process exposed in theory in the classroom.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Visualização do Processo Carga Descarga em Capacitores. Scientia Plena.pdf116,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.