Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/632
Título: Os Institutos Federais: reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS
Título(s) alternativo(s): The Federal Institutes: reflections on the questioning of the process from the elaboration of the IFS general regiment
Autor(es): Barbosa, Ana Cecília Campos
Palavras-chave: Educação - Sergipe; Psicologia social; Reforma educacional; Formação do professor; História da educação; Educational reform; Instituição pública; History of education; Education reform; Professional education; Public institution; Social psychology; Education; Instituto Federal de Sergipe
Data do documento: 2016
Editor: Instituto Federal de Sergipe
Citação: BARBOSA, Ana Cecília Campos. Os Institutos Federais: reflexões sobre a ifetização a partir do processo de elaboração do regimento geral do IFS. 1.ed., Aracaju: Edifs, 2016. 84p
Resumo: Com o objetivo de refletir sobre o processo de ifetização no Estado de Sergipe, a partir da elaboração do Regimento Geral do IFS, abordamos a História, contamos fatos e analisamos temas como políticas educacionais, formação docente, programas, integração e autonomia. Acreditamos que a importância desse estudo está no desenvolvimento de uma reflexão crítica que procura explicitar as contradições que são inerentes ao processo e abrir um campo de investigação, que através do entendimento de seus processos de institucionalização, abordando aspectos legais, técnicos, político-culturais e históricos, poderá nos trazer importantes contribuições para o debate e construção da gestão democrática nos espaços educacionais.
Resumo (segunda língua): In order to reflect on the process of settlement in the State of Sergipe, following the elaboration of the IFS General Regulations, we History, we tell facts and analyze topics such as educational policies, teacher training, programs, integration and autonomy. We believe that the The importance of this study lies in the development of a critical reflection that seeks to explain the contradictions that are inherent to the process and to open a field of research that, through the understanding of its processes of institutionalization, addressing legal, technical, political-cultural and historical aspects, may bring important contributions to the debate and construction of management educational spaces.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/632
ISBN: 9788568801215
Aparece nas coleções:Livro, capítulo de livro - Ciências Humanas e Sociais
Livro, capítulo de livro - Ciências Humanas e Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.