Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/641
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-08-01T11:29:46Z-
dc.date.available2018-08-01T11:29:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFERRETE, Rodrigo Bozi; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. A Etnomatemática na cerâmica icoaraciense. Aracaju: IFS, 2015. 88 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-68801-14-7-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/641-
dc.description.abstractO universo de nossa pesquisa abrange o bairro do Paracuri, situado no Distrito de Icoaraci, pertencente ao Município de Belém, Estado do Pará. Nossa pesquisa de campo foi baseada em pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, e durante o desenvolvimento da mesma, sentimos necessidade de agregar alguns elementos pertencentes a outras correntes metodológicas. Isso se deve ao fato de termos buscado durante nossa pesquisa, os métodos e as técnicas que achamos mais adequados para a obtenção das informações, o que requereu uma abertura de novos caminhos a serem construídos e percorridos. A nossa proposta de trabalho engloba uma descrição e análise da formação e produção do conhecimento etnomatemático, durante o processo de ornamentação da cerâmica icoaraciense. Esta investigação é importante porque busca focalizar em uma única realidade cultural, a prática da cerâmica, a recuperação de seus valores originais, através da produção do conhecimento matemático, com vistas a uma maior compreensão e ao esclarecimento dos elementos produtores do conhecimento etnomatemático, no contexto citado. Essas considerações se tornam importantes, a partir do momento em que consideramos ser de grande relevância, além de podermos verificar e entender, no que se referem ao seu cotidiano, as maneiras, procedimentos e ações existentes no contexto estudado, quais implicações que podemos levar em consideração para potencializarmos esses conhecimentos na sala de aula do Liceu, objetivando contribuir através da construção de novos elementos didáticos para uma melhor aprendizagem da matemática nessa escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora do IFS - Edifspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectParápt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectCeramicpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleA Etnomatemática na Cerâmica Icoaraciensept_BR
dc.title.alternativeEthnomathematics in Icoaraciense Ceramicsen
dc.typeLivropt_BR
dc.contributor.authorFerrete, Rodrigo Bozi-
dc.contributor.authorFerrete, Anne Alilma Silva Souza-
dc.description.abstract2Our field research was based on the presuppositions of the qualitative research, of an ethnographic nature, and during the development of the same one, in the district of Paracuri, located in the District of Icoaraci, belonging to the Municipality of Belém, State of Pará. we feel the need to add some elements belonging to other methodological currents. This is due to the fact that we searched during the research, the methods and the techniques that we considered most adequate to obtain the information, which required opening of new paths to be built and traveled. Our work proposal description and analysis of the formation and production of ethnomathematical knowledge, during the process of ornamentation of icoaraciense ceramics. This research is important because it seeks to focus on a single cultural reality, the practice of ceramics, the recovery of its original values ​​through the production of mathematical knowledge, with a view to a greater understanding and clarification of the elements that produce ethnomathematical knowledge, in the context quoted. These considerations become important, from the moment we consider be of great relevance, in addition to being able to verify and understand, in what refers to their daily life, the ways, procedures and actions existing in the studied context, what implications we can take into account to potentiate this knowledge in the Liceu classroom, aiming contribute through the construction of new didactic elements for a better learning of mathematics in this school.en
Aparece nas coleções:Livro, capítulo de livro - Matemática
Livro, capítulo de livro - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A Etnomatemática na Cerâmica Icoaraciense.pdf5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.