Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-08-24T14:30:05Z-
dc.date.available2018-08-24T14:30:05Z-
dc.date.issued2012-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Artur Gomes de; SOUSA, Tereza de; LEONE, Rodrigo José Guerra. Análise da relação entre orientação para o mercado e desempenho em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Ciências Administrativas (UNIFOR), v. 18, n. 1, p. 134-157, jan./jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/653-
dc.description.abstractDevido às rápidas e profundas mudanças que ocorrem no cenário econômico, político e social, as organizações precisam buscar, constantemente, novas formas de adaptação às suas estruturas e objetivos. Para atingir esse objetivo, atualmente, as organizações adotam a estratégia de orientar-se para o mercado e tal não se restringe àquelas com fins lucrativos. Esse trabalho tem o objetivo de conhecer a relação entre orientação para o mercado e o desempenho nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A metodologia é do tipo exploratória e de natureza quantitativa. Pesquisou-se 32 dessas instituições de um total de 36 existentes no país. Para a pesquisa da orientação para o mercado, foi utilizado um questionário de 25 itens baseado na escala MARKOR de Kohli, Jaworski e Kumar (1993). Para o desempenho, foram utilizados os indicadores de desempenho disponíveis nos Relatórios Anuais de Gestão das instituições pesquisadas. Os dados obtidos foram submetidos à análise com o Alpha de Cronbach, correlação e regressão linear. Os resultados indicaram orientação para o mercado moderada e forte correlação entre a orientação para o mercado e o desempenho. De acordo com a literatura, as organizações orientadas para o mercado apresentam maior desempenho. Neste trabalho, porém, contrariando o que afirma a literatura, as instituições mais orientadas para o mercado não corresponderam àquelas com maior desempenho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectJob marketen
dc.titleAnálise da relação entre orientação para o mercado e desempenho em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the relationship between market orientation and performance in federal institutes of education, science and technologyen
dc.typeArtigopt_BR
dcterms.titleRevista Ciências Administrativaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Artur Gomes de-
dc.contributor.authorSousa, Tereza de-
dc.contributor.authorLeone, Rodrigo José Guerra-
dc.description.abstract2Due to the fast, constant and deep changes that occur in the economic, political and social scenery nowadays, organizations must constantly keep up to date and find new ways to adapt their structure and goals to remain competitive in the market. To reach this objective, organizations are becoming market oriented and this is not restricted to those trying to raise their profits. Nowadays, there are 36 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia in Brazil and the main goal of this work is to bring to light the relationship between performance and market orientation in these not for profit organizations. To reach this objective, in this exploratory and quantitative work, 32 of these institutions were researched. To research market orientation, it was used a 25 question questionnaire based on Kholi, Jaworski and Kumar (1993) MARKOR scale. The performance indicators, available in the “Relatórios Anuais de Gestão” of the researched institutions, were used to evaluate performance. The data collected were submitted to an analysis with Alpha de Cronbach, linear correlation e regression. The results showed a moderate market orientation and a strong relationship between performance and market orientation. According to Literature, market oriented organizations show higher performances. In this study, although literature says the opposite, it was found that the institutions that have shown higher marks in market orientation are not the same to those that have shown higher marks in performance.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.