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Título: Jogo eletrônico como abordagem não-intrusiva e lúdica na disseminação de conhecimento em educação alimentar e nutricional infantil
Título(s) alternativo(s): Electronic game as a non-intrusive and playful approach in the dissemination of knowledge in child nutrition and food education
Autor(es): Fagundes, Andhressa Araújo
Lima, Marcelle França
Santos, Christiano Lima
Palavras-chave: Ciência da Saúde; Nutrição; Educação alimentar; Jogo eletrônico; Obesidade infantil; Jogo didático; Child obesity; Nutrition education
Data do documento: Fev-2017
Citação: FAGUNDES, Andhressa Araújo; LIMA, Marcelle França; SANTOS, Christiano Lima. Jogo eletrônico como abordagem não-intrusiva e lúdica na disseminação de conhecimento em educação alimentar e nutricional infantil. International Journal of Knowledge Engineering and Management, v. 5, p. 22-41, 2016.
Resumo: Objetivo: A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é considerada uma estratégia de enfrentamento dos problemas nutricionais envolvendo o atual padrão alimentar da população brasileira, entretanto é importante a criação de abordagens em EAN mais próximas à realidade dos indivíduos. Sendo assim, o presente estudo implementou e aplicou um jogo eletrônico como abordagem não-intrusiva e lúdica na prática e coleta de dados em EAN infantil. Metodologia: Elaborou-se um jogo eletrônico com a temática de EAN, voltado para crianças de 7 a 10 anos. O jogo foi intitulado "Conhecendo os Alimentos", abrangendo quatro atividades: (A1) Escolhas saudáveis; (A2) Identificação dos alimentos; (A3) Preparando os alimentos; e (A4) Testando os conhecimentos. O jogo foi aplicado em um colégio particular da cidade de Aracaju-SE, participaram da pesquisa seis turmas de crianças integrantes do 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental. Optou-se por uma coleta de dados automatizada e não intrusiva sobre as decisões do jogador, na qual um servidor web armazenou as informações por série e turma. Resultados: A análise dos dados permitiu detectar a necessidade de algumas alterações para facilitar a compreensão dos alunos mais novos, tendo-se como opções reduzir os textos ou aumentar o limite mínimo de idade dos jogadores para 9 anos. Foi possível também observar um conhecimento prévio dos alimentos saudáveis quanto às suas escolhas, entretanto nomeá-los já se constituiu uma atividade mais desafiadora.
Resumo (segunda língua): Purpose: Food and Nutrition Education (FNE) is considered a coping strategy for nutritional problems involving the current dietary pattern of the population, however it is important to create FNE approaches which are closer to the reality of individuals. Thus, this study implemented and applied an electronic game as a non-intrusive and playful approach in practice and data collection on child FNE. Methodology: An electronic game with FNE theme was developed, aimed at children aged 7 to 10 years old. The game, called “Conhecendo os Alimentos” ("Getting to know the Food"), covered four activities: (A1) Healthy Choices; (A2) Identification of food; (A3) Preparing food; and (A4) knowledge testing. The game was applied at a private school in the city of Aracaju-SE and six groups of children from second, third and fourth grades of the elementary school participated in the survey. We chose an automated data collection, not intrusive on the player's decisions, in which a web server stored information by grade and class. Results: Data analysis detected the need for some changes to facilitate the understanding for youngest students, e.g. by reducing text or increasing the minimum age limit of players to nine years old. It was also observed a prior knowledge of healthy foods, but naming them proved to be a more challenging activity.
URI: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/679
ISSN: 2316-6517
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