Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.date.accessioned | 2018-10-15T14:13:09Z | - |
dc.date.available | 2018-10-15T14:13:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Daniel Henrique; ANDRADE, Caroline de Oliveira. Consequências de um tipo de inércia secular. In: Congresso Nacional de Educação, 13., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: EDUCERE, ago. 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-1396 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/689 | - |
dc.description.abstract | Diretamente relacionad a co m o tema principal do XIII EDUC E RE, a presente pesquisa , ainda em andamento , busca revelar como a Prática Como Componente Curricular - PCC vem sendo inserida no s Projeto s Pedagógicos de Curso - PP C dos cursos de Licenciatura em Física do Brasil. O início da investigação sobre a PCC no c urso se deu em 2013 no contexto do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID pelos bolsistas participantes do projeto - Laboratório de Física a Todo Vapor – LAFITOV . A questão foco que orienta este estudo busc a analisar: Como a PCC está inseri da nos PPC dos Cursos de Licenciatura em Física do Brasil? Para seu desenvolvimento, o referencial teórico fundamentou - se na normatização e na conceitualização da PCC conforme preconiza a legislação brasileira vigente , na relação teoria e prática na formaç ão inicial do físico educador e nos aspectos de planejamento e organização curricular. Quanto à metodologia aplicada é uma pesquisa de natureza qualitativa na qual como instrumento de coleta de dados foram realizadas, análise documental e entrevista semies truturadas. Para análise, foi aplicada a metodologia de Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin. Os sujeitos de pesquisa foram os acadêmicos do curso de Licenciatura em Física do I nstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe /Campus La garto - LIFIS. Os resultados indicam como a PCC vem sendo apresentada em um número significativo de PPC dos cursos de licenciatura física no âmbito nacional ; como essa componente curricular é compreendida pelos sujeitos de pesquisa entrevista dos e, consequ entemente, qual é o nível de compreensão dos discentes egressos da LIFIS sobre o que é PCC e, a relação entre o número de trabalhos sobre PCC nas ciências naturais e matemática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | EDUCERE | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Congresso Nacional de Educação - EDUCERE | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Universitária Champagnat | pt_BR |
dc.subject | Educação - Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.subject | Prática como Componente Curricular - PCC | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pedagógico de Curso - PPC | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Educational politics | en |
dc.subject | Physics | en |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Pedagogy | en |
dc.title | Consequências de um tipo de inércia secular | pt_BR |
dc.title.alternative | Consequences of a type of secular inertia | en |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.author | Rodrigues, Daniel Henrique | - |
dc.contributor.author | Andrade, Caroline de Oliveira | - |
dc.description.abstract2 | Directly related The co m the main theme of XIII EDUC AND RE, the present research , still in progress , search reveal how the Practice as a Curricular Component - CCP has been inserted in the s Project s Pedagogical Course - PP C of the Licentiate degree courses in Physics of Brazil. The beginning gives investigation about CCP in the c bear it occurred in 2013 in context of Institutional Program for Teaching - PIBID by the fellows participating in the project - Full Steam Physics Laboratory - LAFITOV . The focus issue that guides this study looking The analyze: How the CCP is in the PPC of the Undergraduate Courses in Physics of Brazil? For its development, the theoretical framework - is in the standardization and the conceptualization of the CCP as Brazilian legislation in force , in the relation theory and practice in the formation of the physical educator and in the aspects of planning and curricular organization. As regards applied methodology is a search of qualitative nature in which as an instrument of data collection were performed, analysis documentary and interview semis trutured. For analysis, the methodology of Analysis of Content, according to Laurence Bardin. The subjects of the research were the of course of Degree in Physics of I Federal Institute of Education, Science and Technology Sergipe / Campus La garto - LIFIS. The results indicate how the CCP comes being presented in a significant number of PPC for undergraduate courses physics national level ; how this curricular component is understood by the interview subjects interview of the consequent the level of understanding of LIFIS alumni on the what is cc and, the relation between the number of works on PCCs in the natural sciences and mathematics. | en |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Consequências de um tipo de inércia secular.pdf | 497,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.