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https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/690
Título: | Leitura em língua inglesa: entre a teoria e a prática |
Título(s) alternativo(s): | Reading in english: between theory and practice |
Autor(es): | Almeida, Daniele Barbosa de Souza |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Língua inglesa; Leitura; Cidadania; Teaching; English; Reading; Education; Instituto Federal de Sergipe; Instituição pública |
Data do documento: | Jan-2013 |
Citação: | ALMEIDA, Daniele Barbosa de Souza. Leitura em língua inglesa: entre a teoria e a prática. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura, Itabaiana, ano 8, v. 17, p. 441-454, jan./jun., 2013. (Edição Especial) |
Resumo: | Os PCN (1998) trouxeram para o contexto do ensino de línguas a necessidade de estimular a competência discursiva para que o aprendiz pudesse agir no mundo social. Tal função estaria relacionada ao uso da Língua Estrangeira via leitura. A leitura seria, portanto, o foco do ensino de línguas. Nem mesmo a publicação das OCEM (2006), que retomam o princípio do ensino de línguas através das quatro habilidades lingüísticas, suprimiu a hegemonia do ensino de habilidades de leitura na Educação Básica. Assim, é objetivo deste trabalho fazer uma revisão bibliográfica de textos que discutam estratégias de ensino da língua inglesa e contrastar as informações obtidas com a realidade do Instituto Federal de Sergipe, coletadas a partir de questionários aplicados a alunos do 2º ano. Observamos que autores que estudam a temática afirmam ser importante envolver os discentes em processos de leitura que desenvolvam habilidades como compreensão geral do texto; compreensão de informações específicas, detalhadas; inferências textuais e recepção crítica. Entretanto, as respostas dos alunos revelam que as aulas de inglês continuam centradas na tradução, o que nos permite inferir que nem sempre o trabalho com texto tem ajudado os alunos a desenvolver as habilidades necessárias para a ação em sociedade. |
Resumo (segunda língua): | The PCN (1998) brought to the context of language teaching the need to stimulate the discourse competence so that the learner could act in society. This function was related to the use of a foreign language through Reading which would be, therefore, the fo cus of language teaching. Not even the publication of OCEM (2006), which brings back the notion of teaching languages through reading, writing, listening and speaking, suppressed the importance of teaching Reading skills. The aim of this paper is to review the existent bibliography on language teaching strategies and contrast the obtained information with the reality of Instituto Federal de Sergipe, collected through questionnaires applied with 2nd year students. It was observed that many authors support th e idea of involving the students in Reading processes that develop the capacity of general, specific and detailed comprehension; inferences and critical reception. However, the students’ answers reveal that the English classes are still centered on transla tion, what makes us think that having texts in classes is not always helping the students develop the necessary skill to act in society . |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/690 |
ISSN: | 1980-8879 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Física |
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