Repositório Institucional
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/691
Título: | Tecnologias digitais e matemática no projeto Mideam: ensino, pesquisa e extensão |
Título(s) alternativo(s): | Digital technologies and mathematics in Mideam project: teaching, research and university extension |
Autor(es): | Prado, Júnior Leal do Batista, Danilo Lemos |
Palavras-chave: | Educação - Sergipe; Tecnologia da informação; Comunicação digital; Matemática; Instituição pública; Instituto Federal de Sergipe; Projeto Mideam; Communication; Education; Information technology; Mathematics; Public institution |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | PRADO, Júnior Leal do; BATISTA, Danilo Lemos. Tecnologias digitais e matemática no projeto MIDEAM: ensino, pesquisa e extensão. Revista de Extensão, v. 1, p. 107-116, 2013. |
Resumo: | Este artigo traz re exões acerca das ações do Projeto de Extensão MIDEAM – Materiais Interativos Digitais para Ensinar e Aprender Matemática do Instituto Federal de Sergipe – IFS, nanciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX/IFS, e que visa promover apropriação das tecnologias da informação e comunicação e re exão acerca da aprendizagem de Matemática mediada por essas tecnologias, buscando atingir professores de escolas públicas. Veri ca-se o enfoque qualitativo na análise de materiais instrucionais e avaliativos das ações desenvolvidas, com destaque para o minicurso “Ensinando Matemática com Dispositivos Móveis”. A partir da análise dos resultados, constatam- se a originalidade da temática, a relevância e a necessidade de identi cação das limitações dos recursos tecnológicos, de maneira que se possam dimensionar as ações pedagógicas mediante à criação de novos espaços de debate sobre conteúdos matemáticos tanto para os discentes do MIDEAM, enquanto agentes multiplicadores, como para professores das escolas públicas. |
Resumo (segunda língua): | This article presents re ections about the actions of the Extension Project MIDEAM- Interactive Digital Materials for Teach and Learn Mathematics of Federal Institute of Sergipe – IFS, funded by the Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROPEX/IFS, which aims to promote ownership of the information and communication’s technology and re ection about learning mathematics mediated by these technologies, trying to achieve public’s school teachers. There is a focus on qualitative analysis of instructional materials and evaluative actions taken, especially the minicourse “Teaching Mathematics with Mobile Devices”. From the analysis of the results, it was found the originality of theme, the relevance and the need to identify the limitations of technological resources so that they can scale the pedagogical actions by creating new spaces for debate on both mathematical content to students, the MIDEAM as multipliers, as for public’s school teachers. |
URI: | https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/691 |
ISSN: | 2178-2016 |
Aparece nas coleções: | Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias digitais e matemática no projeto MIDEAM ensino, pesquisa e extensão.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.