Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-10-30T17:15:26Z-
dc.date.available2018-10-30T17:15:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSANTOS, Elza Ferreira; MOURA, Josivan dos Santos; ANDRADE, Rodrigo Fontes de. Estudantes da educação profissional em meio aos saberes de matemática e de língua portuguesa. Caminhos da Educação Matemática em Revista Online, v. 7, p. 41-52, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2358-4750-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/702-
dc.description.abstractO presente artigo resulta de uma pesquisa que parte do pressuposto ser necessário promover a equidade de gênero no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, pois as avaliações em nível nacional (Prova Brasil) e internacional (PISA) apontam disparidades nos resultados de meninas e de meninos. Essa pesquisa aconteceu, entre 2015 e 2016, com estudantes dos terceiros anos dos cursos integrados do Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Para sua realização contou-se com o aporte teórico dos estudos acerca da Educação Profissional, relações de gênero e relação de saber. Utilizou-se a abordagem quantitativa cuja coleta de dados foi realizada por meio de um questionário e o tratamento dos resultados foi feito com o uso da ferramenta o software R – um software livre – fazendo uso do pacote estatístico Rcmdr.pt_BR
dc.description.sponsorshipCaminhos da Educação Matemática em Revistapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGrupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM)pt_BR
dc.subjectEducação - Sergipept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEstudo de gêneropt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectPublic institutionen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectPortuguese languageen
dc.titleEstudantes da educação profissional em meio aos saberes de matemática e de língua portuguesapt_BR
dc.title.alternativeStudents of professional education in the meaning of mathematical and portuguese language knowledgeen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
dc.contributor.authorMoura, Josivan dos Santos-
dc.contributor.authorAndrade, Rodrigo Fontes de-
dc.description.abstract2The present communication results from a research that assumes that it is necessary to promote gender equity in Portuguese Language and Mathematics teaching, since a national (Prova Brasil) and International (PISA) assessments point to a disparity between girls and boys. This research took place between 2015 and 2016, with students from the third years of integrated courses of the Campus Aracaju of the Instituto Federal de Sergipe (IFS). The theoretical contribution of the studies on professional education, gender relations and the relation of knowledge was counted on. A quantitative approach was used to collect data through a questionnaire and the treatment of the results was done using the R software tool - a free software - making use of the statistical package Rcmdr.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM MEIO AOS SABERES DE MATEMÁTICA E DE LÍNGUA PORTUGUESA.pdf241,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.