Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/709
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-10-31T12:37:49Z-
dc.date.available2018-10-31T12:37:49Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Elza Ferreira; MELO, Sônia Pinto de Albuquerque; OLIVEIRA, Cyndi Moura Guimarães de. Reader training: experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 61-74, out./dez. 2018.pt_BR
dc.identifier.govdochttp://dx.doi.org/10.20952/revtee.v11i27.7828-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/709-
dc.description.abstractIn a country bonded statistically by non-readers, this study aimed to refl ect on the process of training of readers. For this purpose, the research published in Portraits of Reading in Brazil (2008) was used as theoretical reference. Th e research showed that the methodological practices adopted with 4th grade classes in Portuguese Language classes at the Federal Institute of Sergipe (IFS), Campus Aracaju, consider the conception of polytechnic and omnilateral education (FRIGOTTO, 2001; SILVA, 2000) of that educational institution. Th e action research revealed the possibility of forming a culture of reading, in addition to provoking a repertoire for the acquisition of the habitus of reading.en
dc.description.sponsorshipRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectTraining of readersen
dc.subjectPortuguese languageen
dc.subjectLeituraen
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectInstituto Federal de Sergipept_BR
dc.subjectInstituição públicapt_BR
dc.titleReader training: experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written productionen
dc.title.alternativeFormação de leitor: experiências de leituras, prazeres e descobertas que alicerçam a produção escritapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Elza Ferreira-
dc.contributor.authorMelo, Sônia Pinto de Albuquerque-
dc.contributor.authorOliveira, Cyndi Moura Guimarães de-
dc.description.abstract2Em um país marcado estatisticamente por não leitores, este estudo objetivou refl etir acerca do processo de formação de leitores. Para tal, utilizou-se como referencial teórico as pesquisas publicadas em Retratos de Leitura no Brasil (2008). A investigação denotou que as práticas metodológicas adotadas, com turmas de 4º ano, em aulas de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Sergipe (IFS), Campus Aracaju, consideram a concepção de politecnia e de educação omnilateral (FRIGOTTO, 2001; SILVA, 2000) como pressupostos na formação acadêmica da referida instituição de ensino. A pesquisa ação revelou a possibilidade de se formar uma cultura da leitura, além de provocar um repertório para a aquisição do habitus de ler. Palavras-chave: Formação de leitor; Língua Portuguesa; IFS.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reader training experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production.pdf847,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.