Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-11-01T19:22:40Z-
dc.date.available2018-11-01T19:22:40Z-
dc.date.issued2017-10-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento. Reflexões acerva dos desafios ético e metodológicos na pesquisa com crianças. In: Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 13, Curitiba. 2017. Anais eletrônicos... Curitiba, PUCPR, out., 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/712-
dc.description.abstractEste artigo procura analisar as questões éticas e metodológicas enfrentadas em uma pesquisa com crianças de três anos em um contexto específico de uma Escola de Educação Infantil. Alicerçada em autores como Corsaro (2005, 2011), Sarmento (2003), Kramer (2002), Graue e Walsh (2003), Fernandes (2016), Borba (2005), Christensen e Prout (2002), dentre outros, que têm contribuído significativamente para o campo da sociologia da infância através da realização de pesquisas com crianças, procurei apontar, no desenrolar do texto, alguns desafios éticos envolvidos no estudo com crianças, decorrentes da intenção de dar voz às crianças, reconhecendo-as como coparticipantes no desenvolvimento da pesquisa. Nesse contexto, abordo algumas questões éticas envolvendo aspectos como as interações entre pesquisador e sujeitos na entrada no campo e as permissões para participação do grupo. São problematizados os procedimentos usados e as diferentes formas de participação das crianças: questões como autoria e anonimato sugerem diferentes formas de situar a atuação das crianças na pesquisa, o uso cuidadoso de imagens e das transcrições dos textos, sendo necessário uma mediação criteriosa a fim de não deturpar a fala das crianças e o contexto de sua produção. Apresento também alguns desafios éticos enfrentados no processo de devolução dos achados da pesquisa. Por fim, concluo que na experiência de pesquisa discutida neste artigo, percebe-se que a busca do diálogo com as crianças, mais do que um princípio metodológico consistiu em um princípio ético dialógico entre pesquisador e sujeitos da investigação, levando a assegurar que as vozes e as identidades desses sujeitos fossem respeitadas e evidenciadas na pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCongresso Nacional de Educação - EDUCEREpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPesquisa científicapt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEthicen
dc.subjectSearchen
dc.titleReflexões acerca dos desafios ético e metodológicos na pesquisa com criançaspt_BR
dc.title.alternativeReflections of the ethical and methodological challenges in research with childrenen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Rafaely Karolynne do Nascimento-
dc.description.abstract2This article tries to analyze the ethical and methodological issues faced in a research with children of three years in a specific context of a School of Early Childhood Education. Based on authors such as Corsaro (2005, 2011), Sarmento (2003), Kramer (2002), Graue and Walsh (2003), Fernandes (2016), Borba Christensen and Prout (2002), among others, who have contributed significantly to the field of sociology of childhood through research with children, I tried to point out, in the course of the text, some ethical challenges involved in the study with children, resulting from the intention to give voice to children, recognizing them as co-participants in the development of the research. In this context, I address some ethical issues involving aspects such as the interactions between researcher and subjects at the entrance in the field and the permissions for group participation. The procedures used and the different forms of children's participation are problematized: issues such as authorship and anonymity suggest different ways of situating children's activities in research, the careful use of images and the transcriptions of texts, and a careful mediation is necessary in order to not to distort the children's speech and the context of their production. I also present some ethical challenges faced in the process of returning the research findings. Finally, I conclude that in the research experience discussed in this article, it is perceived that the search for dialogue with children, rather than a methodological principle, consisted in a dialogical ethical principle between researcher and research subjects, ensuring that the voices and the identities of these subjects were respected and evidenced in the research.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reflexões acerva dos desafios ético e metodológicos na pesquisa com crianças.pdf265,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.