Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-12-12T12:51:55Z-
dc.date.available2018-12-12T12:51:55Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationSTORINO, Carla Cristina. Conjugando o verbo educar nos centros educativos portugueses. Paidéia, Belo Horizonte, v. 9, n. 13, p. 15-41 jul./dez. 2012pt_BR
dc.identifier.issn2316-9605-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/729-
dc.description.abstractNeste artigo, discute-se a intervenção tutelar educativa em Portugal, proposta como um novo paradigma a partir da Lei Tutelar Educativa, Lei n. 166, de 14 de setembro de 1999. As questões, aqui apresentadas, integram a investigação que vem sendo desenvolvida no âmbito do doutorado em Sociologia acerca da medida tutelar educativa institucional em regime de internamento fechado. A proposta de intervenção em vigor enfatiza o conceito de Educação para o Direito, que busca proporcionar ao jovem a interiorização de valores jurídicos mediante o uso de programas e métodos pedagógicos. O sistema tutelar juvenil realçou o conceito de responsabilidade amparado pela atual legislação, implantando uma política de intervenção com os jovens que convenciona essa ideia a ser inscrita no comportamento e na qual o adolescente deve pautar sua vida futuramente. Assim, é a via educativa que tem sido privilegiada pela justiça juvenil para administrar a atividade humana. Como tem sido sua aplicabilidade no cotidiano institucional? Quais são os efeitos da intervenção nos jovens? Ao discutir aqui alguns aspectos de âmbito educacional do sistema judiciário juvenil, tenciona-se refletir sobre que tipo de sujeito está sendo produzido com essa nova proposta de intervenção tutelar.pt_BR
dc.description.sponsorshipPaideiapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade FUMECpt_BR
dc.publisherFaculdade de Ciências Humanas, Sociais e da Saúdept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.subjectIntervenção tutelarpt_BR
dc.subjectLei 166/1999pt_BR
dc.subjectSistema judiciário juvenilpt_BR
dc.subjectRighten
dc.subjectEducationen
dc.subjectGuardianship interventionen
dc.titleConjugando o verbo educar nos centros educativos portuguesespt_BR
dc.title.alternativeConjugating the verb educar in Portuguese educational centersen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorStorino, Carla Cristina-
dc.description.abstract2In this article, we discuss the educational tutelary intervention in Portugal, proposed as a new paradigm based on the Law Tutelar Educativa, Law n. 166, dated September 14, 1999. The questions presented here are part of the research that has been developed within the scope of the PhD in Sociology about the institutional educational tutelary measure in a closed internment regime. The current intervention proposal emphasizes the concept of Education for Law, which seeks to provide the young person with the internalization of legal values ​​through the use of pedagogical programs and methods. The juvenile tutelary system emphasized the concept of responsibility supported by the current legislation, implementing a policy of intervention with the young people that convenes this idea to be inscribed in the behavior and in which the adolescent should guide his life in the future. Thus, it is the educational route that has been privileged by juvenile justice to administer human activity. How has its applicability in institutional daily life been? What are the effects of intervention on young people? When discussing some aspects of educational scope of the juvenile justice system, it is intended to reflect on what type of subject is being produced with this new proposal of tutelary intervention.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conjugando o verbo educaar nos centros educativos portugueses.pdf273,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.