Repositório Institucional


Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/733
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.date.accessioned2018-12-13T14:34:43Z-
dc.date.available2018-12-13T14:34:43Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Angilene Santos; ARAÚJO, Célia Aparecida Santos de; AMORIM, Simone Silveira. Educação profissional e tecnológica: reflexões acerca da dualidade histórica. In.: Enfope, 11. 2017, Aracaju. Anais... Aracaju: UNIT, 2017.pt_BR
dc.identifier.issn2179-2143-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifs.edu.br/biblioteca/handle/123456789/733-
dc.description.abstractO texto tem como objetivo discorrer sobre a dualidade histórica no que tange a educação brasileira, especificamente da educação profissional e tecnológica que restringe o currículo aos conhecimentos de cunho técnico em detrimento com o conhecimento geral, este reservado aos que se preparam para as universidades. Enfoca também o conceito de omnilateralidade, conceito abordado por Marx e que destaca a importância do mesmo na formação de um sujeito completo. Destaca essa separação de classes desencadeada pelo capitalismo e a necessidade de uma formação que suprisse as necessidades econômicas emergentes. Concluindo sobre a necessidade de reformulação dos currículos sob uma perspectiva omnilateral na formação profissional tecnológica. Respaldando-se em teóricos como: Saviani (2007), Elias (1994), Ramos (2009), Froebel (2001). Trata-se e de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.pt_BR
dc.description.sponsorshipEncontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacionalpt_BR
dc.description.sponsorshipENFOPEpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes - UNITpt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão Socioeducacional e Formação de Professor - GPGFOPpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículo Pedagógicopt_BR
dc.subjectPedagogical curriculumen
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.titleEducação profissional e tecnológica: reflexões acerca da dualidade históricapt_BR
dc.title.alternativeProfessional and technological education: reflections on historical dualityen
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Angilene Santos-
dc.contributor.authorAraújo, Célia Aparecida Santos de-
dc.contributor.authorAmorim, Simone Silveira-
dc.description.abstract2The text aims to discuss the historical duality of Brazilian education, specifically vocational and technological education that restricts the curriculum to technical knowledge rather than general knowledge, which is reserved for those preparing for universities. It also focuses on the concept of omnilaterality, a concept approached by Marx and that emphasizes the importance of the same in the formation of a complete subject. It highlights this class separation unleashed by capitalism and the need for training that would meet emerging economic needs. Concluding on the need to reformulate curricula from an omnilateral perspective in technological vocational training. Supporting theorists such as: Saviani (2007), Elias (1994), Ramos (2009), Froebel (2001). This is a qualitative and bibliographical research.en
Aparece nas coleções:Artigo, Resumo científico e Comunicação em eventos - Ciências Humanas e Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao profissional e tecnologica reflexoes acerca da dualidade historica.pdf337,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.